Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Campos, Penélope Machado Ximenes | - |
dc.contributor.author | Santos, Railda Silva | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Railda Silva. Paralisia cerebral e limitações motoras. 2011. Não paginado. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por finalidade compreender, por meio de pesquisa de campo e bibliografia que crianças com Paralisia Cerebral acometidas de um sério déficit motor podem apresentar condições cognitivas para desenvolver-se, aprender, adquirir autonomia, desde que seja trabalhada com recursos e ferramentas adaptados que nas suas dificuldades. No primeiro momento, oferecida uma abordagem sobre a questão da deficiência de um modo geral. No segundo momento conceituado a Paralisia Cerebral e suas características e logo após será realizado uma reflexão teórica sobre a construção do conhecimento de uma criança acometida dessa deficiência. A metodologia será fundamentada na prática pedagógica tendo como respaldo a aplicação de um questionário a alguns professores que trabalham com esses alunos especiais. Foi observado que os professores acreditam em uma inclusão efetiva das pessoas com paralisia cerebral. No entanto, alguns colocam a necessidade de um preparo mais direcionado. Com os resultados obtidos através dos questionários pode-se observar que é possível um aprendizado satisfatório, apesar de uma dificuldade motora significativa, desde que, seja oferecido um ambiente com atividades lúdicas e ferramentas adaptadas que auxilie nas dificuldades motoras significativas desse aluno com diagnóstico de paralisia cerebral. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Paralisia cerebral nas crianças | en |
dc.subject.keyword | Capacidade motora nas crianças | en |
dc.subject.keyword | Cognição nas crianças | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.title | Paralisia cerebral e limitações motoras | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-01-04T15:26:39Z | - |
dc.date.available | 2012-01-04T15:26:39Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-04T15:26:39Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-29 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2238 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2238 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|