Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2237
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarineideMartinsdeOliveiraFreitas.pdf227,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas séries iniciais
Autor(es): Freitas, Marineide Martins de Oliveira
Orientador(es): Queiroz, Esmeralda Figueira
Assunto: Crianças deficientes - educação
Professores de educação especial
Educação inclusiva
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 4-Jan-2012
Referência: FREITAS, Marineide Martins de Oliveira. Inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas séries iniciais. 2011. v, 56 f. Monografia Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. Para isso investigou os principais fatores deste processo como: a preparação dos professores e suas práticas pedagógicas, dentre elas destaca-se a adequação curricular. Fundamentou-se na teoria sociointeracionista de Vigotsky. A pesquisa empírica seguiu o modelo qualitativo e utilizou entrevista semi estruturada realizada com seis professoras. Concluiu-se que os professores promovem a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais por meio do aperfeiçoamento profissional e pela valorização da aprendizagem dos alunos, reconhecendo como possibilidade de provocar mudanças significativas na vida escolar desses sujeitos.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons