Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2237
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarineideMartinsdeOliveiraFreitas.pdf227,2 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorQueiroz, Esmeralda Figueira-
dc.contributor.authorFreitas, Marineide Martins de Oliveira-
dc.identifier.citationFREITAS, Marineide Martins de Oliveira. Inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas séries iniciais. 2011. v, 56 f. Monografia Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. Para isso investigou os principais fatores deste processo como: a preparação dos professores e suas práticas pedagógicas, dentre elas destaca-se a adequação curricular. Fundamentou-se na teoria sociointeracionista de Vigotsky. A pesquisa empírica seguiu o modelo qualitativo e utilizou entrevista semi estruturada realizada com seis professoras. Concluiu-se que os professores promovem a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais por meio do aperfeiçoamento profissional e pela valorização da aprendizagem dos alunos, reconhecendo como possibilidade de provocar mudanças significativas na vida escolar desses sujeitos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCrianças deficientes - educaçãoen
dc.subject.keywordProfessores de educação especialen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.titleInclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas séries iniciaisen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-04T12:57:50Z-
dc.date.available2012-01-04T12:57:50Z-
dc.date.issued2012-01-04T12:57:50Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2237-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2237-
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons