Título: | Instituição escolar : celeiro de artistas |
Autor(es): | Silva, Sueli Probio da |
Orientador(es): | Calabre, Lia |
Assunto: | Arte na educação Teatro escolar |
Data de apresentação: | 2019 |
Data de publicação: | 30-Ago-2019 |
Referência: | SILVA, Sueli Probio da. Instituição escolar: celeiro de artistas. 2019. 50 f., il. Trabalho de Conclusão do Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Barretos-SP, 2019. |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa com abordagem teórico-prática na arte/educação, cultura
e patrimônio é desenvolver uma proposta reflexiva quanto à importância do
professor como mediador das artes para o incentivo do educando e o
desenvolvimento das suas habilidades pelo prazer do fazer artístico, bem como, a
ação pedagógica interdisciplinar referente à educação a partir das atividades de
Artes Visuais e Teatro na escola. Como norteadores desta construção textual, a
teoria de Ana Mae Barbosa, Ingrid Dormien Koudela, assim como a leitura de outros
renomados autores, serão utilizadas como embasamento teórico deste trabalho.
Também faremos uso de alguns materiais coletados como ilustração de vivências
práticas entre o período de 2009 a 2014, desenvolvido na instituição escolar
denominada E. M. João Baroni do município de Barretos, interior de SP, onde tive a
oportunidade de ministrar aulas de teatro no período citado. Desta forma
descreveremos alguns dos experimentos artísticos desenvolvidos com os alunos
através dos trabalhos interdisciplinares que contribuíram positivamente para a
melhoria do quadro negativo da escola e comportamental dos alunos. Para tanto,
faremos uso de imagens e links (registros de vídeos) com relatos de profissionais e
educandos que participaram e perceberam as artes, como ferramentas
indispensáveis e fundamentais no processo de aprendizagem educacional
vinculados à aprendizagem da sala comum. |
Abstract: | This research main objective - through a practical-theoretical approach in
art/education, culture and patrimony - is to develop a reflexive discussion about the
importance of teachers as art mediators who are able to encourage and support their
students on developing artistic skills and artistic interests. Also, it discusses
interdisciplinary pedagogical actions related to education in the field of the Visual Arts
and Theater in School. In order to have a well established theoretical basis, this
research will use the theories of Ms. Ana Mae Barbosa, Ms. Ingrid Koudela Dormien
and the reading of other renowned authors as its main sources. Also, we will use
some materials collected as an representations of practical experiences between the
years of 2009 to 2014, developed in the school institution named E. M. John Baroni
of Barretos city, São Paulo state, in Brazil, where I had the opportunity to teach
classes in the referred period. Some of the artistic experiments developed with
students through interdisciplinary work will be described, as well as their results
which proved that those experiments contributed positively on student‟s scholar
development. To do so, we will use images and links (video records) with reports of
professionals and students who participated in the process and were able, by the end
of the process, to see the arts as essential and fundamental experiences in the
educational learning process linked to general learning in any classes. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2019. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo Barretos. |
Aparece na Coleção: | Educação e Patrimônio Cultural e Artístico
|