Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2234
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ElianedeVasconcellosOrtiz.pdf226,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As adaptações estratégicas e metodológicas realizadas em um curso de capacitação profissional para jovens e adultos com deficiência
Autor(es): Ortiz, Eliane de Vasconcellos
Orientador(es): Mundim, Elisângela Duarte Almeida
Assunto: Educação inclusiva
Prática de ensino
Deficientes - emprego
Aprendizagem
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 4-Jan-2012
Referência: ORTIZ, Eliane de Vasconcellos. As adaptações estratégicas e metodológicas realizadas em um curso de capacitação profissional para jovens e adultos com deficiência. 2011. 46 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi investigar as metodologias e estratégias de ensino desenvolvidas por professores de um curso de capacitação para jovens e adultos com deficiência física, auditiva e visual, e como se desenvolveu este processo criativo. A fundamentação teórica foi baseada nas construções de Vygotsky, especialmente nos conceitos relativos ao processo de aprendizagem e desenvolvimento. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Qualitativa na perspectiva de González Rey (2005), através da análise de informações estruturadas a partir de um grupo focal, realizado entre a coordenadora e 09 professores que lecionaram no referido curso. Os resultados obtidos nesta pesquisa nos fornecem dados significativos sobre a importância da participação colaborativa na superação de obstáculos, assim como para o desenvolvimento de novas metodologias de ensino que atendam às necessidades educacionais dos alunos com deficiência.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons