Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2234
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ElianedeVasconcellosOrtiz.pdf226,1 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMundim, Elisângela Duarte Almeida-
dc.contributor.authorOrtiz, Eliane de Vasconcellos-
dc.identifier.citationORTIZ, Eliane de Vasconcellos. As adaptações estratégicas e metodológicas realizadas em um curso de capacitação profissional para jovens e adultos com deficiência. 2011. 46 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho foi investigar as metodologias e estratégias de ensino desenvolvidas por professores de um curso de capacitação para jovens e adultos com deficiência física, auditiva e visual, e como se desenvolveu este processo criativo. A fundamentação teórica foi baseada nas construções de Vygotsky, especialmente nos conceitos relativos ao processo de aprendizagem e desenvolvimento. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Qualitativa na perspectiva de González Rey (2005), através da análise de informações estruturadas a partir de um grupo focal, realizado entre a coordenadora e 09 professores que lecionaram no referido curso. Os resultados obtidos nesta pesquisa nos fornecem dados significativos sobre a importância da participação colaborativa na superação de obstáculos, assim como para o desenvolvimento de novas metodologias de ensino que atendam às necessidades educacionais dos alunos com deficiência.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordPrática de ensinoen
dc.subject.keywordPessoas com deficiência - empregoen
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.titleAs adaptações estratégicas e metodológicas realizadas em um curso de capacitação profissional para jovens e adultos com deficiênciaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-04T12:02:56Z-
dc.date.available2012-01-04T12:02:56Z-
dc.date.issued2012-01-04T12:02:56Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2234-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2234-
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons