Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/22325
Título: | Educação patrimonial em ambiente escolar : o caso do Sítio Santa Luzia |
Autor(es): | Fontes, Renata Canuto |
Orientador(es): | Costa, Sandra Regina Santana |
Assunto: | Educação patrimonial Educação de crianças |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 22-Ago-2019 |
Referência: | FONTES, Renata Canuto. Educação patrimonial em ambiente escolar: o caso do Sítio Santa Luzia. 2018. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Barretos-SP, 2018. |
Resumo: | Quando se fala sobre Educação Patrimonial, o primeiro pensamento que ocorre é em relação à
Educação Patrimonial em ambiente museológico. Os trabalhos relacionados à Educação
Patrimonial em ambiente escolar, normalmente, ocorrem baseados nos parâmetros do projeto
Mais Educação, idealizado pelo MEC para alunos do Ensino Fundamental, e, muitas vezes, trata
sobre patrimônio cultural e imaterial. Contudo, a Educação Patrimonial não ocorre somente em
ambiente museológico. É também possível que ocorra em ambiente escolar, mesmo sem o
conhecimento prévio do material confeccionado pelo MEC. Este trabalho utilizou-se de
metodologia de pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória e discorre sobre a Educação
Patrimonial que ocorre em ambiente escolar com estudantes da Educação Infantil, alocados em
um imóvel que é patrimônio material edificado (Casa Bandeirista), demonstrando que é possível
trabalhar conceitos e estrutura de projetos de pesquisas com crianças de cinco anos de idade. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo Barretos-SP. |
Aparece na Coleção: | Educação e Patrimônio Cultural e Artístico
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons