Título: | O patrimônio e os bens culturais de Goiânia : uma outra perspectiva : uma análise a partir dos frequentadores do setor central |
Autor(es): | Rodrigues, Leandra de Brito |
Orientador(es): | Kunz, Sidelmar Alves da Silva |
Assunto: | Educação patrimonial |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 22-Ago-2019 |
Referência: | RODRIGUES, Leandra de Brito. O patrimônio e os bens culturais de Goiânia: uma outra perspectiva: uma análise a partir dos frequentadores do setor central. 2018. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Goiânia-GO, 2018. |
Resumo: | A presente pesquisa apresenta a perspectiva dos cidadãos no que se refere ao
patrimônio cultural em Goiânia, com recorte na área do Setor Central, onde as
pessoas abordadas estão mais próximas à maioria dos bens tombados. É realizado o
resgate do conceito de patrimônio cultural e se expõe a sua evolução até a
hodiernidade do entendimento desse conceito e sua abrangência. É feito, também,
um diálogo com a história de Goiânia desde sua construção, relacionando ao
urbanismo e à formação dos estilos arquitetônicos da capital. São apresentados,
ainda, os instrumentos legais que contemplam o patrimônio do município, como
atuam, e a atual situação de degradação da área histórica. Em termos metodológicos
para captar as percepções foi utilizado questionário semiestruturado. Os resultados
sinalizam no sentido que a maioria das pessoas tem noção do que significa patrimônio
cultural, porém não conhece bem a história de Goiânia, tão pouco o estilo Art Déco
que representa a cidade. Sinaliza-se que, embora essas pessoas não tenham muito
conhecimento da história, acreditam que o bairro possui potencial para receber
incentivos e se tornar atrativo para investimentos e turismo, que poderão ser
alcançados com a sua recuperação. Após as informações apresentadas durante a
aplicação do questionário, as pessoas foram estimuladas a divulgá-las e a observar a
história a sua volta, o que mostra que o objetivo desta investigação foi alcançado e,
concomitantemente, novas ideias para ações em educação patrimonial surgiram a
partir dessa observação. |
Abstract: | The research presents the perspective of the citizens with regard to the cultural
heritage in Goiânia, in the delimitation of the Central neighborhood, where the people
approached are closer to most of the registered cultural heritage. The concept of
cultural heritage is redeemed and its evolution is exposed until the modernity of the
understanding which is more embracing. There is also a dialogue with the history of
Goiania since its construction, relating to urbanism and the formation of the
architectural styles of the capital. Also presented are the legal instruments that
contemplate the heritage of the municipality, how they act, and the current situation of
degradation of the historical area. In methodological terms to capture perceptions, a
semi-structured questionnaire was used. The results indicate that most people are
aware of what cultural heritage means, but they do not know the history of Goiânia
well, so little does the Art Déco style that represents the city. It is noteworthy that
although these people do not have much knowledge of the history, they believe that
the neighborhood has the potential to receive incentives and become attractive for
investment and tourism, which can be achieved with its recovery. After the information
presented during the application of the questionnaire, people were encouraged to
divulge them and to observe the history around them, which shows that the objective
of this investigation was reached and, at the same time, new ideas for actions in
heritage education came about from this observation. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo Goiás-GO. |
Aparece na Coleção: | Educação e Patrimônio Cultural e Artístico
|