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dc.contributor.advisorKunz, Sidelmar Alves da Silva-
dc.contributor.authorRodrigues, Leandra de Brito-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Leandra de Brito. O patrimônio e os bens culturais de Goiânia: uma outra perspectiva: uma análise a partir dos frequentadores do setor central. 2018. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Goiânia-GO, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo Goiás-GO.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa apresenta a perspectiva dos cidadãos no que se refere ao patrimônio cultural em Goiânia, com recorte na área do Setor Central, onde as pessoas abordadas estão mais próximas à maioria dos bens tombados. É realizado o resgate do conceito de patrimônio cultural e se expõe a sua evolução até a hodiernidade do entendimento desse conceito e sua abrangência. É feito, também, um diálogo com a história de Goiânia desde sua construção, relacionando ao urbanismo e à formação dos estilos arquitetônicos da capital. São apresentados, ainda, os instrumentos legais que contemplam o patrimônio do município, como atuam, e a atual situação de degradação da área histórica. Em termos metodológicos para captar as percepções foi utilizado questionário semiestruturado. Os resultados sinalizam no sentido que a maioria das pessoas tem noção do que significa patrimônio cultural, porém não conhece bem a história de Goiânia, tão pouco o estilo Art Déco que representa a cidade. Sinaliza-se que, embora essas pessoas não tenham muito conhecimento da história, acreditam que o bairro possui potencial para receber incentivos e se tornar atrativo para investimentos e turismo, que poderão ser alcançados com a sua recuperação. Após as informações apresentadas durante a aplicação do questionário, as pessoas foram estimuladas a divulgá-las e a observar a história a sua volta, o que mostra que o objetivo desta investigação foi alcançado e, concomitantemente, novas ideias para ações em educação patrimonial surgiram a partir dessa observação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação patrimonialpt_BR
dc.titleO patrimônio e os bens culturais de Goiânia : uma outra perspectiva : uma análise a partir dos frequentadores do setor centralpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-22T11:47:04Z-
dc.date.available2019-08-22T11:47:04Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22318-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The research presents the perspective of the citizens with regard to the cultural heritage in Goiânia, in the delimitation of the Central neighborhood, where the people approached are closer to most of the registered cultural heritage. The concept of cultural heritage is redeemed and its evolution is exposed until the modernity of the understanding which is more embracing. There is also a dialogue with the history of Goiania since its construction, relating to urbanism and the formation of the architectural styles of the capital. Also presented are the legal instruments that contemplate the heritage of the municipality, how they act, and the current situation of degradation of the historical area. In methodological terms to capture perceptions, a semi-structured questionnaire was used. The results indicate that most people are aware of what cultural heritage means, but they do not know the history of Goiânia well, so little does the Art Déco style that represents the city. It is noteworthy that although these people do not have much knowledge of the history, they believe that the neighborhood has the potential to receive incentives and become attractive for investment and tourism, which can be achieved with its recovery. After the information presented during the application of the questionnaire, people were encouraged to divulge them and to observe the history around them, which shows that the objective of this investigation was reached and, at the same time, new ideas for actions in heritage education came about from this observation.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação e Patrimônio Cultural e Artístico



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