Título: | A participação da família no processo de inclusão do aluno com transtorno global do desenvolvimento : uma história de sucesso |
Autor(es): | Sousa, Valdinei Vieira de |
Orientador(es): | Vasconcelos, Riane Natália Soares |
Assunto: | Crianças - desvios do desenvolvimento Educação inclusiva Lar e escola |
Data de apresentação: | 30-Abr-2011 |
Data de publicação: | 4-Jan-2012 |
Referência: | SOUSA, Valdinei Vieira de. A participação da família no processo de inclusão do aluno com transtorno global do desenvolvimento: uma história de sucesso. 2011. 72 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | A escola e a família são instituições parceiras na tarefa de educar, mas distintas na forma de abordar a educação, embora ambas sejam importantes na construção e desenvolvimento humano da criança. Porém, no decorrer dos anos, esta relação, vem passando por um processo de inversão de papéis; em muitos casos a família transfere suas funções à escola e, em contrapartida, a escola tem dificuldade de determinar suas funções específicas e auxiliar a família no entendimento desses papéis. Neste contexto, esta pesquisa abordará a importância desta inter-relação no processo de inclusão do aluno com transtorno global do desenvolvimento, apresentando considerações sobre a necessidade da participação da família no processo de inclusão escolar da criança. A necessidade da relação entre as duas instituições é destacada como desafio para a prática profissional e pesquisa empírica. Neste contexto, a pesquisa tem como objetivo apresentar a importância da família no processo de inclusão do aluno com Transtorno Global do desenvolvimento e, para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e estudo de caso, entrevistando alguns dos sujeitos envolvidos, o aluno, a família e os profissionais de educação. Os resultados apontam que todos os esforços para assegurar à inclusão e o direito à educação de qualidade às crianças com Transtorno Global do Desenvolvimento, serão inúteis se não houver compreensão da necessidade de manter diálogo e, sobretudo parceria com a família. Ao final da pesquisa conclui-se que a inclusão do aluno com Transtorno Global Desenvolvimento é viável se houver participação efetiva da família. No entanto, evidencia-se como imprescindível que estas famílias sejam orientadas pela escola a fim de que o sucesso do processo inclusivo aconteça. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2231 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|