Título: | Percepção familiar e escolar sobre o desenvolvimento de uma criança com deficiência intelectual : um estudo de caso |
Autor(es): | Passos, Maria Ivonete Correia |
Orientador(es): | Santos, Fernanda do Carmo Gonçalves dos |
Assunto: | Educação inclusiva Deficientes mentais - educação Socialização Lar e escola Crianças deficientes - educação |
Data de apresentação: | 30-Abr-2011 |
Data de publicação: | 4-Jan-2012 |
Referência: | PASSOS, Maria Ivonete Correia. Percepção familiar e escolar sobre o desenvolvimento de uma criança com deficiência intelectual: um estudo de caso. 2011. 68 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | Nos últimos anos, a educação inclusiva tem sido considerada de suma importância em uma sociedade democrática. No entanto, o despreparo dos profissionais da área, o pouco investimento público no sentido de ofertar cursos de formação, a falta de acompanhamento familiar são alguns exemplos de dificuldades encontradas no dia a dia. Nesse sentido foi realizado um estudo de caso de um aluno com deficiência intelectual a fim de comparar as percepções das pessoas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos específicos dessa pesquisa foram: investigar o histórico de desenvolvimento da criança desde a gestação até o momento presente por meio de documentos e relatos familiar; conhecer e comparar a percepção que a família, a professora atual, os professores anteriores, a professora da sala de recursos e o monitor possuem acerca do desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual; investigar as expectativas que a família tem acerca do potencial e do futuro do filho. Participaram desta pesquisa a mãe da criança em estudo, quatro professores (atuais e anteriores), um monitor de sala e a vice-diretora da instituição. Foi utilizada a entrevista semiestruturada como instrumento de construção de dados. Resultados indicaram que os professores se sentem despreparados, porém procuram sempre oferecer o melhor de si para conseguir algum resultado positivo, a demora no diagnóstico de uma criança com deficiência dificulta o trabalho pedagógico como também a garantia dos seus direitos. Em relação às percepções dos envolvidos no processo de desenvolvimento da criança, observou-se, segundo fala dos participantes, que ele apresenta maior interesse por objetos tecnológicos e que emite som, todos observaram um pequeno potencial, contudo nem sempre sabem intervir no sentido de auxiliá-lo, inclusive a família. As expectativas para o futuro são grandes por parte da família, enquanto os professores sonham com uma criança socializada, devido a inconstância no seu comportamento e por apresentar muitas limitações físicas, sociais e cognitivas. Resultados indicam que apesar de todos os recurso e estratégias usadas no processo de ensinoaprendizagem com o aluno, suas atitudes são poucos satisfatórias no relacionamento com os outros, necessitando de mais interações sociais. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2230 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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