Título: | Educação patrimonial no âmbito escolar : uma análise dos materiais didáticos fornecidos pelo governo para as escolas estaduais de São Paulo em 2014/18 |
Outros títulos: | Educational heritage in the school : an analysis of the educational materials provided by the government for São Paulo state schools in 2014/18 |
Autor(es): | Soares, Flávia Scandar |
Orientador(es): | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de |
Assunto: | Patrimônio cultural Currículo escolar |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 20-Ago-2019 |
Referência: | SOARES, Flávia Scandar. Educação patrimonial no âmbito escolar: uma análise dos materiais didáticos fornecidos pelo governo para as escolas estaduais de São Paulo em 2014/18. 2018. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, São Paulo-SP, 2018. |
Resumo: | Esta pesquisa visa analisar o currículo estadual de São Paulo, oficial desde
2009, a materialidade do suporte didático deste programa desenvolvido em colaboração
com a Fundação Vanzolini, e o conteúdo referente a Educação Patrimonial. Diante
disto, a análise da materialidade das apostilas tem como aporte teórico Circe
Bittencourt, Roger Chartier e Thiago Figueira Boim, compreendendo os Cadernos do
Aluno como suporte de conhecimento proposto, instrumento de controle da prática
docente e aprendizado discente e, por fim, um material regido pelos protocolos de
leitura. Outro aspecto a ser analisado, é o conteúdo sobre a Educação Patrimonial e
como surge no currículo do São Paulo Faz Escola. O interesse por estes temas decorre
da noção de currículo como discurso de poder, saber e formação de identidade e
também do entendimento da escola como meio de convivência social, heterogeneidade
das instituições de ensino e pelos desafios vividos pelo professor no dia-a-dia de seu
oficio. |
Abstract: | This research aims to analyze the state curriculum of São Paulo, official
since 2009, the materiality of the didactic support of this program developed in
collaboration with the Vanzolini Foundation, and the content referring to the history of
Heritage Educational. Therefore, the analysis of the materiality of the handouts has as
theoretical contribution Circe Bittencourt and Roger Chartier, comprising the Student
and Teacher's Notebooks as a support of proposed knowledge, an instrument of control
of teaching practice and student learning and, finally, a regulated material reading
protocols. Another aspect to be analyzed is the content about the Heritage Educational
and how it appears in the curriculum of „São Paulo Faz Escola‟. The interest in these
themes stems from the notion of curriculum as a discourse of power, knowledge and
identity formation and also from the understanding of the school as a means of social
coexistence, heterogeneity of educational institutions and the challenges faced by the
teacher in the day to day his office. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo Barretos-SP. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22303 |
Aparece na Coleção: | Educação e Patrimônio Cultural e Artístico
|