Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22291
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaHelenaGomesSouza_tcc.pdf12,96 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCalabre, Lia-
dc.contributor.authorSouza, Ana Helena Gomes-
dc.identifier.citationSOUZA, Ana Helena Gomes. Educação patrimonial no Museu da Imigração do Estado de São Paulo: um estudo sobre os materiais educativos. 2018. 111 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Barretos-SP, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância.pt_BR
dc.description.abstractSegundo o autor Ulpiano (1992) é conveniente olharmos os museus históricos como instituições voltadas aos fenômenos históricos e não somente como lugares de guarda de objetos históricos. Partindo dessa perspectiva este trabalho de pesquisa buscou compreender o projeto educativo do Museu da Imigração do Estado de São Paulo através da analise dos materiais educativos produzidos por esta instituição cultural. São muitas as frentes do projeto educativo do museu, contudo este projeto de pesquisa pretende concentrar-se somente na análise dos materiais educativos produzidos e disponibilizados para os professores e visitantes com o intuito de compreender a ação educativa através do material pedagógico de apoio as visitas às exposições temporárias.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPatrimônio culturalpt_BR
dc.subject.keywordMuseus - aspectos educacionaispt_BR
dc.titleEducação patrimonial no Museu da Imigração do Estado de São Paulo : um estudo sobre os materiais educativospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-19T13:37:19Z-
dc.date.available2019-08-19T13:37:19Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22291-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1According to the author Ulpiano (1992) It is convenient to look at historical museums as institutions geared to historical phenomena and not only as places of custody of historical objects. Based on this perspective, this research study sought to understand the educational project of the Museum of Immigration of the state of São Paulo through the analysis of the educational materials produced by this cultural institution. There are many fronts of the museum's educational project, but this research project intends to concentrate solely on the analysis of the educational materials produced and made available to teachers and visitors in order to understand the educational action Through pedagogical material supporting visits.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22291pt_BR
Aparece na Coleção:Educação e Patrimônio Cultural e Artístico



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons