Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22289
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AlessandraDeCarvalhoFaria_tcc.pdf617,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A atuação docente em artes visuais na educação infantil
Autor(es): Faria, Alessandra de Carvalho
Orientador(es): Costa, Sandra Regina Santana
Assunto: Educação de crianças
Professores de arte
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 19-Ago-2019
Referência: FARIA, Alessandra de Carvalho. A atuação docente em artes visuais na educação infantil. 2018. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho se refere a uma pesquisa de abordagem qualitativa que teve de objetivo investigar como o docente da Educação Infantil atua com artes visuais com crianças cuja faixa etária envolve os menores de seis anos da educação infantil. Caso o futuro profissional não tenha em sua formação estes conteúdos e metodologias específicas vinculadas às linguagens, dificilmente conseguirá utilizá-la com os seus alunos na docência, considerando as diferentes linguagens em educação como instrumental de conhecimento de si mesma e de mundo para a criança. Para tanto, a coleta de dados ocorreu por meio de um questionário estruturado fechado e semiestruturadas pelo Google Formulários, realizada com 10 professores convidados da rede municipal de Ribeirão Preto - SP, atuantes na creche com crianças de 0 a 03 anos e na pré-escola com crianças de 04 e 05 anos da educação infantil. Os dados foram tabulados com gráficos e analisados por meio do nosso referencial teórico com base em autores da área de formação e atuação de professores, da pedagogia da infância e arte-educação. A análise aponta que os sujeitos entendem a importância do trabalho docente com artes visuais na educação infantil e, que para isto, precisamos de conhecimento específico, intencionalidade e direcionamento, com profissionais bem formados para atuar com esta faixa etária, para que a criança possa aprender e desenvolver.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo de Barretos - SP.
Aparece na Coleção:Educação e Patrimônio Cultural e Artístico



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.