Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22289
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AlessandraDeCarvalhoFaria_tcc.pdf617,66 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCosta, Sandra Regina Santana-
dc.contributor.authorFaria, Alessandra de Carvalho-
dc.identifier.citationFARIA, Alessandra de Carvalho. A atuação docente em artes visuais na educação infantil. 2018. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo de Barretos - SP.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se refere a uma pesquisa de abordagem qualitativa que teve de objetivo investigar como o docente da Educação Infantil atua com artes visuais com crianças cuja faixa etária envolve os menores de seis anos da educação infantil. Caso o futuro profissional não tenha em sua formação estes conteúdos e metodologias específicas vinculadas às linguagens, dificilmente conseguirá utilizá-la com os seus alunos na docência, considerando as diferentes linguagens em educação como instrumental de conhecimento de si mesma e de mundo para a criança. Para tanto, a coleta de dados ocorreu por meio de um questionário estruturado fechado e semiestruturadas pelo Google Formulários, realizada com 10 professores convidados da rede municipal de Ribeirão Preto - SP, atuantes na creche com crianças de 0 a 03 anos e na pré-escola com crianças de 04 e 05 anos da educação infantil. Os dados foram tabulados com gráficos e analisados por meio do nosso referencial teórico com base em autores da área de formação e atuação de professores, da pedagogia da infância e arte-educação. A análise aponta que os sujeitos entendem a importância do trabalho docente com artes visuais na educação infantil e, que para isto, precisamos de conhecimento específico, intencionalidade e direcionamento, com profissionais bem formados para atuar com esta faixa etária, para que a criança possa aprender e desenvolver.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordProfessores de artept_BR
dc.titleA atuação docente em artes visuais na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-19T12:56:01Z-
dc.date.available2019-08-19T12:56:01Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22289-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22289pt_BR
Aparece na Coleção:Educação e Patrimônio Cultural e Artístico



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.