Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2228
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariaAngelaBorgesLima.pdf1,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Adequação das atividades curriculares para alunos com necessidades educacionais especiais
Autor(es): Lima, Maria Angela Borges
Orientador(es): Pinto, Raquel Gomes
Assunto: Educação especial
Currículo escolar
Aprendizagem
Estudantes deficientes
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 4-Jan-2012
Referência: LIMA, Maria Angela Borges. Adequação das atividades curriculares para alunos com necessidades educacionais especiais. 2011. 71 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: A presente pesquisa buscou investigar e comparar entre duas instituições educacionais que atendem faixa etária diferentes, as adequações curriculares das atividades cotidianas e a prática avaliativa dos educadores aos ANEEs, bem como o pensamento do corpo docente de cada escola no que concerne a inclusão como um processo contínuo sem possibilidades de retrocesso. Para tanto, utilizou-se dos métodos de análise dos dados quantitativos e qualitativos na busca de tornar o mais claro possível os resultados encontrados. Constatou-se que ambas têm projeto político-pedagógico elaborado por uma parcela dos educadores e outros apenas o conhecem, portanto, sem a participação do conjunto escolar. A não participação efetiva da totalidade do corpo docente na construção do PPP o enfraquece, pois deixou de elencar nas ações didáticas cotidianas procedimentos que levem a uma discussão mais pontual ao atendimento às crianças com necessidades educacionais especiais deixando nos discentes um sentimento de incompletude nas ações didáticas. Foi verificado, ainda, que as coordenações coletivas acontecem sistematicamente, mas não tem subsidiado os docentes para que estes tenham suporte e estudos voltados para a prática inclusiva. Os resultados apresentados, nesta pesquisa, muito contribuirão para a melhoria do processo de inclusão nas instituições de ensino que têm por meta um debate mais amplo sobre a inclusão efetiva das minorias.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons