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dc.contributor.advisorDiniz, Noris Costa-
dc.contributor.authorAmorim, Viviane Lourenço de-
dc.identifier.citationAMORIM, Viviane Lourenço de. Vulnerabilidade ambiental em caso de ocorrência de acidente com Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos – TRPP no anel viário do Distrito Federal. 2011. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geoprocessamento Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, 2011.pt_BR
dc.description.abstractOs acidentes com Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos (TRPP) têm sido motivo de preocupação devido aos problemas que podem causar à população com respeito à segurança e à saúde e, sobremaneira ao meio ambiente, devido à vulnerabilidade ambiental de áreas, tais como cursos d'água, usos da terra e possibilidade de impactos pela infiltração de produtos perigos no solo causando danos ao lençol freático. No presente trabalho foram originados mapas de vulnerabilidade ambiental da região circunvizinha ao Anel Rodoviário do Distrito Federal, considerando os atributos mais relevantes em casos de acidentes Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos (TRPP). Para isso foi utilizado um procedimento de análise que se baseia na lógica da construção de um SIG: seleção das principais variáveis que caracterizam um fenômeno com um recorte metodológico de simplificação da complexidade espacial; representação da realidade segundo diferentes variáveis, organizadas em camadas de informação; discretização dos planos de análise em resoluções espaciais adequadas tanto para as fontes dos dados como para os objetivos a serem alcançados. Resultando em mapas de vulnerabilidade Ambiental que poderão oferecer ferramentas aos órgãos públicos, ao setor privado e à comunidade, de forma a prepará-los para prevenir a ocorrência de acidentes com produtos perigosos e, caso esses aconteçam, prepará-los para que procedam ao pronto atendimento do evento, contendo ou minimizando os efeitos danosos ao meio ambiente e à população.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGeoprocessamentopt_BR
dc.subject.keywordAcidentes de trânsitopt_BR
dc.titleVulnerabilidade ambiental em caso de ocorrência de acidente com Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos – TRPP no anel viário do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-07-09T12:14:33Z-
dc.date.available2019-07-09T12:14:33Z-
dc.date.submitted2011-
dc.description2Autorização concedida pelo chefe do Instituto de Geociências para disponibilização na Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM).pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22279-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Trucking Accidents involving Dangerous Goods (TRPP) have been of concern due to the problems that can cause the population with respect to safety and health, and greatly to the environment due to the environmental vulnerability of areas such as watercourses' water, land uses and impacts the possibility of infiltration of product hazards causing damage to the ground water table. In the present study were derived maps of environmental vulnerability of the region surrounding the Ring Road in the Federal District, considering the most relevant attributes in cases of accidents Road Transport of Dangerous Goods (TRPP). For this we used an analysis procedure based on the logic of building a GIS: selection of the main variables that characterize a phenomenon with a methodological approach for simplifying spatial complexity; representation of reality according to different variables, organized into layers of information; discretization of levels of analysis in spatial resolutions suitable for both sources of data as to the objectives to be achieved. Resulting in environmental vulnerability maps that can provide tools for public agencies, private sector and the community in order to prepare them to prevent accidents with dangerous goods and, if those happen, prepare them to proceed to the emergency attendance of the event, containing or minimizing the harmful effects to the environment and population.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.22279pt_BR
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