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https://bdm.unb.br/handle/10483/22246
Título: | Uso de SIG na gerência de pavimentos urbanos, estudo de caso da cidade de Candangolândia-DF |
Autor(es): | Aguiar, Charles Silva de |
Orientador(es): | Bias, Edilson de Souza |
Assunto: | Pavimentos - manutenção e reparos Dados geográficos |
Data de apresentação: | 2012 |
Data de publicação: | 2-Jul-2019 |
Referência: | AGUIAR, Charles Silva de. Uso de SIG na gerência de pavimentos urbanos, estudo de caso da cidade de Candangolândia-DF. 2012. 17 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geoprocessamento Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | Neste trabalho procurou-se apresentar tanto a pertinência técnica quanto a viabilidade
orçamentária acerca da utilização de ferramenta SIG aliada a um banco de dados desenvolvido em
ambiente Microsoft Access para a gerência de pavimentos urbanos em nível de rede em pequenas
cidades e municípios brasileiros. Procurou-se demonstrar a importância no planejamento das
manutenções dos pavimentos em detrimento das ações pontuais que invariavelmente onera de forma
irresponsável a destinação dos recursos públicos aplicados nas intervenções de manutenção e
reabilitação dos pavimentos. Descreve-se a metodologia desenvolvida pela USP de São Carlos para
a gerência de pavimentos urbanos a nível de rede e de projeto, e por fim aplica-se o método através
de estudo de caso realizado na região administrativa de Candangolândia-DF. Lançando mão de
levantamento das condições dos pavimentos em campo de toda a malha viária, foi possível fazer a
modelagem dessas informações no sentido de identificar as vias prioritárias para as atividades de
manutenção e reabilitação, conhecer a atual condição dos pavimentos e elencar as estratégias de
manutenção e reabilitação adequadas. Foi possível ainda, organizar através de camadas de
informações espaciais os dados de inventários das vias que se encontram no geodatabase do SGPU
da NOVACAP, para em seguida apresenta-los através de mapas temáticos. |
Abstract: | The aim of this study is to present both technical and financial viability of the use of a
GIS application accomplished to a database developed in Microsoft Access to work with Urban
Pavement Management System applied to Network Levels of low traffic volumes of small Brazilian
towns. It was given emphasis on the importance of planning and maintenance programs instead of
the traditional punctual interventions that causes invariably ill-use of the public funds for
maintenance and rehabilitation of urban pavements. The Pavement Management System developed
in the University of São Carlos was described and applied in a study case located in the
Administrative Region of Candangolandia-DF. Based on field surveys it was possible to collect the
pavement surface condition of the Administrative Region network, and to proceed with the
computational modeling in order to identify the most urgent interventions to be made and to work
on a strategic maintenance and rehabilitation program. It was also possible to organize layers of
spatial information of the inventory of the network surface conditions found on the Urban Pavement
Management System of NOVACAP to make possible the generations of thematic maps. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, 2012. |
Informações de Acesso e Conteúdo: | Autorização concedida pelo chefe do Instituto de Geociências para disponibilização na Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM). |
Aparece na Coleção: | Geoprocessamento Ambiental
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