Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Teles, Lúcio França | - |
dc.contributor.author | Lima, Maíra Barbosa de | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Maíra Barbosa de. Sucata como recurso didático: despertar da imaginação e criação na infância. 2011. 100 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. | en |
dc.description.abstract | Esta pesquisa consiste na análise das possibilidades de uso da sucata como recurso didático, tendo em vista a relevância de se trabalhar com elementos que enriqueçam a prática pedagógica e, consequentemente, favoreçam um processo de ensino e aprendizagem significativo. O local de pesquisa é um ambiente informal de ensino, em que foram utilizadas oficinas diversificadas com objetivos preestabelecidos, a fim de analisar a influência das oficinas de sucata como recursos didáticos. Nessas oficinas foram trabalhados constantemente valores e atitudes capazes de despertar para a importância que cada indivíduo possui na preservação do meio ambiente, sendo a enfatizada a criatividade das crianças no processo de transformação de sucata em arte. Todas as vivências foram propostas por meio de experiências de ensino aprendizagem que viabilizassem a participação dinâmica e interativa das crianças e proporcionassem a sua socialização a partir de oficinas que envolvessem o trabalho em equipe. Os subsídios teóricos para a abordagem da temática foram fundamentalmente os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, documentos elaborados pelo Ministério da Educação, com o intuito de orientar a prática pedagógica dos educadores. As oficinas lúdicas demonstraram que o trabalho artístico de transformação da sucata em arte envolveu as crianças, despertando a criatividade e estimulando o imaginário, além de propiciar, por meio da brincadeira, o aprimoramento das capacidades de conviver, trabalhar em equipe e lidar com sentimentos e emoções, aspectos fundamentais ao desenvolvimento e aprendizagem infantil. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | en |
dc.subject.keyword | Arte na educação | en |
dc.subject.keyword | Atividades lúdicas | en |
dc.subject.keyword | Ensino - meios auxiliares | en |
dc.title | Sucata como recurso didático : despertar da imaginação e criação na infância | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2012-01-03T18:55:12Z | - |
dc.date.available | 2012-01-03T18:55:12Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-03T18:55:12Z | - |
dc.date.submitted | 2011-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2221 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|