Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2219
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_EleniradosSantosMesquita.pdf420,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A retaguarda bancária e a aplicabilidade operacional da análise e liberação dos empréstimos do Programa Minha Casa, Minha Vida
Autor(es): Mesquita, Elenira dos Santos
Orientador(es): Matias-Pereira, José
Almeida, Marcos Ozorio de
Assunto: Bancos
Empréstimo bancário
Acordo de Basiléia
Operações bancárias
Data de apresentação: 4-Dez-2010
Data de publicação: 22-Dez-2011
Referência: MESQUITA, Elenira dos Santos. A retaguarda bancária e a aplicabilidade operacional da análise e liberação dos empréstimos do Programa Minha Casa, Minha Vida. 2010. 44 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar os processos administrativos e operacionais que envolvem a liberação e análise do empréstimo Minha Casa, Minha Vida, dentro da retaguarda de um grande banco público brasileiro. Discorre-se sobre a evolução do sistema bancário, em especial dos bancos brasileiros, até chegar à formalização do Acordo da Basiléia. Avalia-se as atividades desenvolvidas, objetivando identificar possíveis “gargalos” nas rotinas e sugerir-se a otimização dos processos utilizados. Para tal, uma pesquisa quantitativa interna foi realizada, abrangendo empregados de agências bancárias e empregados da retaguarda bancária. Verificou-se que o desenvolvimento completo da atividade esbarra, principalmente, na falta de conhecimento sobre o produto, visto que alguns poucos empregados detêm o conhecimento. Por tratar-se de uma rotina nova, diversos ajustes operacionais serão necessários. Conclui-se com a sugestão de aprimoramento de tarefas, disseminação do conhecimento e manutenção desta atividade no ambiente de retaguarda bancária.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.12.TCC.2219
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons