Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22179
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_DiondetsonRochaDeOliveira_tcc.pdf914,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Geração de um modelo digital do terreno a partir de imagens obtidas por um veículo aéreo não tripulado
Outros títulos: Generation of a digital terrain model from images obtained by an unmanned aerial vehicle
Autor(es): Oliveira, Diondetson Rocha de
Orientador(es): Cicerelli, Rejane Ennes
Almeida, Tati de
Marotta, Giuliano Sant'Anna
Assunto: Veículo aéreo não tripulado
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 19-Jun-2019
Referência: OLIVEIRA, Diondetson Rocha de. Geração de um modelo digital do terreno a partir de imagens obtidas por um veículo aéreo não tripulado. 2016. 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geoprocessamento Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho avaliou a aplicabilidade, alcance e limitações de um Modelo Digital do Terreno (MDT) extraído por meio da filtragem de um Modelo Digital de Superfície (MDS) gerado a partir de imagens obtidas por câmara não métrica de pequeno formato a bordo de um VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), utilizando de pontos de apoio no terreno para ortorretificação e validação dos dados. Os resultados apontaram que a discrepância média nas coordenadas x, y e z dos pontos de checagem foi menor que 5,0 cm e o desvio padrão abaixo de 9,0 cm. O teste t de Student revelou que os valores de x e z estão livres de tendência e em y indicou presença de erro sistemático. O MDT gerado se mostrou dependente de pontos visíveis no terreno em locais com vegetação densa. Entretanto, de maneira geral foi possível gerar um modelo digital do terreno com qualidade A do PEC-PCD para aplicações em trabalhos com escala de até 1:1.000.
Abstract: This paper evaluated the applicability, scope and limitations of a Digital Terrain Model (DTM) extracted through the filtering of a Digital Surface Model (DSM) generated from images obtained by a non-metric small format camera on a UAV (Unmanned Aerial Vehicle), using field support points for orthorectification and data validation. The results showed that the mean discrepancy in the x, y and z coordinates of the checkpoints was less than 5.0 cm and the standard deviation below 9.0 cm. Student's t test revealed that the values of x and z are trend-free and y indicates systematic error. The generated DTM was shown to be dependent on visible spots on the ground in dense vegetation sites. However, in general, it was possible to generate a PEC-PCD quality A terrain digital model for applications with a scale of up to 1: 1,000.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, 2016.
Informações de Acesso e Conteúdo: Autorização concedida pelo chefe do Instituto de Geociências para disponibilização na Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM).
Aparece na Coleção:Geoprocessamento Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.