Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2217
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AlineMariaBatista.pdf791,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Transtorno déficit de atenção e hiperatividade : o atendimento especializado na perspectiva dos professores da sala de recursos
Autor(es): Batista, Aline Maria
Orientador(es): Pinto, Viviane Fernandes Faria
Assunto: Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
Educação especial
Ensino - meios auxiliares
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 22-Dez-2011
Referência: BATISTA, Aline Maria. Transtorno déficit de atenção e hiperatividade: o atendimento especializado na perspectiva dos professores da sala de recursos. viii, 47 f. 2011. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Esse estudo concentrou-se nos aspectos relacionados aos processos de ensino e aprendizagem do aluno com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Observa-se que este transtorno pode provocar no aluno desorganizações funcionais, mobilidade excessiva, baixa auto-estima, impulsividade, transtorno de conduta dentre outras questões sociais que atrapalham seu rendimento na sala de aula, contudo, verifica-se também que alguns tipos de acompanhamentos oferecidos por profissionais especializados podem colaborar para o desenvolvimento deste aluno. Neste sentido, foi realizado um estudo qualitativo com a proposta de identificar e analisar, na visão do professor de Sala de Recursos, o processo de inclusão do aluno com Transtorno Déficit de Atenção/Hiperatividade. Desse modo, essa pesquisa teve como objetivo colaborar para um melhor atendimento desse aluno no processo de inclusão escolar, levando em consideração que o atendimento educacional especializado feito em sala de recursos não contempla os TDAHs. Para realização do estudo utilizou-se como metodologia a aplicação de questionários abertos para professores que atuam na sala der recursos. Como resultados o estudo indica que, na visão dos professores de sala de recursos, os alunos com o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade apresentam ganhos acadêmicos significativos quando acompanhados sistematicamente por profissionais especializados, ressaltam também a necessidade desse aluno de ter um atendimento com profissionais da área de saúde, bem como pedagogo, psicopedago, formando, assim, uma equipe para melhor atender essa demanda. Consideram que a falta de atendimento do aluno com o transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade pela sala de recursos é um ato inadmissível que dificulta o processo de inclusão e atendimento global, conforme se espera atualmente.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2217
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons