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dc.contributor.advisorPinto, Viviane Fernandes Faria-
dc.contributor.authorBatista, Aline Maria-
dc.identifier.citationBATISTA, Aline Maria. Transtorno déficit de atenção e hiperatividade: o atendimento especializado na perspectiva dos professores da sala de recursos. viii, 47 f. 2011. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractEsse estudo concentrou-se nos aspectos relacionados aos processos de ensino e aprendizagem do aluno com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Observa-se que este transtorno pode provocar no aluno desorganizações funcionais, mobilidade excessiva, baixa auto-estima, impulsividade, transtorno de conduta dentre outras questões sociais que atrapalham seu rendimento na sala de aula, contudo, verifica-se também que alguns tipos de acompanhamentos oferecidos por profissionais especializados podem colaborar para o desenvolvimento deste aluno. Neste sentido, foi realizado um estudo qualitativo com a proposta de identificar e analisar, na visão do professor de Sala de Recursos, o processo de inclusão do aluno com Transtorno Déficit de Atenção/Hiperatividade. Desse modo, essa pesquisa teve como objetivo colaborar para um melhor atendimento desse aluno no processo de inclusão escolar, levando em consideração que o atendimento educacional especializado feito em sala de recursos não contempla os TDAHs. Para realização do estudo utilizou-se como metodologia a aplicação de questionários abertos para professores que atuam na sala der recursos. Como resultados o estudo indica que, na visão dos professores de sala de recursos, os alunos com o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade apresentam ganhos acadêmicos significativos quando acompanhados sistematicamente por profissionais especializados, ressaltam também a necessidade desse aluno de ter um atendimento com profissionais da área de saúde, bem como pedagogo, psicopedago, formando, assim, uma equipe para melhor atender essa demanda. Consideram que a falta de atendimento do aluno com o transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade pela sala de recursos é um ato inadmissível que dificulta o processo de inclusão e atendimento global, conforme se espera atualmente.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDistúrbio da falta de atenção com hiperatividadeen
dc.subject.keywordEducação especialen
dc.subject.keywordEnsino - meios auxiliaresen
dc.titleTranstorno déficit de atenção e hiperatividade : o atendimento especializado na perspectiva dos professores da sala de recursosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-12-22T13:35:48Z-
dc.date.available2011-12-22T13:35:48Z-
dc.date.issued2011-12-22T13:35:48Z-
dc.date.submitted2011-04-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2217-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2217-
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