Título: | Corpo e memória : processos criativos e relações de ensino-aprendizagem |
Autor(es): | Maia, Ana Carolina Germano |
Orientador(es): | Santos, Luis Carlos Ribeiro dos |
Assunto: | Teatro - produção e direção Artes cênicas |
Data de apresentação: | 4-Dez-2018 |
Data de publicação: | 13-Jun-2019 |
Referência: | MAIA, Ana Carolina Germano. Corpo e memória: processos criativos e relações de ensino-aprendizagem. 2018. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Esta monografia é o resultado de uma pesquisa e uma análise da minha formação como diretora e provocadora cênica, dentro de um processo colaborativo de criação de um espetáculo teatral com um elenco versátil, com atores, atrizes e músicos que desempenham funções múltiplas nas variadas linguagens das Artes. O espetáculo “Miragem do Sertão”, montado no departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília, na disciplina de Direção 1, foi criado a partir das minhas memórias pessoais sobre a história de amor dos meus avós no sertão da Paraíba. O pensamento central deste trabalho é de como o verbo “lembrar” interfere nas nossas criações de personagens, na dramaturgia e na estética teatral. Como a memória pôde nos levar para espaços expressivos no processo criativo de um espetáculo de Teatro-Dança com poesia e música. Esta pesquisa é uma reflexão sobre as funções da diretora como provocadora, encenadora-mediadora-educadora contemporânea, sobre as metodologias e a didática trabalhada para integrar o corpo e a memória, na criação de um espetáculo teatral nas relações de ensino-aprendizagem das Artes Cênicas. |
Abstract: | This work is the result of the research to a collaborative process of creation of a play
with a mixed cast - actors and musicians - working with different artistic languages, in
which I was the director. “Miragem do Sertão” was written based on my grandparents
love story, in a dry, hinterland of Paraíba and was the result of the discipline Direction 1
of the Theater Department at University of Brasilia. The focus of the process was the
way the verb “to remember” influences on our character´s development, the drama and
the theatrical aesthetic of a play, as well as the way our memories take us to expressive
places during the creative process of a Dance Theater performance combined with
poetry and music. The research is an observation of the director`s role as an instigator,
contemporary educator-mediator-director, it’s methodologies, the teaching practice used
to integrate the body and the memories in a creative process of Dance Theater and the
teaching-learning process of performing arts. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018. |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
|