Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Luis Carlos Ribeiro dos | - |
dc.contributor.author | Maia, Ana Carolina Germano | - |
dc.identifier.citation | MAIA, Ana Carolina Germano. Corpo e memória: processos criativos e relações de ensino-aprendizagem. 2018. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia é o resultado de uma pesquisa e uma análise da minha formação como diretora e provocadora cênica, dentro de um processo colaborativo de criação de um espetáculo teatral com um elenco versátil, com atores, atrizes e músicos que desempenham funções múltiplas nas variadas linguagens das Artes. O espetáculo “Miragem do Sertão”, montado no departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília, na disciplina de Direção 1, foi criado a partir das minhas memórias pessoais sobre a história de amor dos meus avós no sertão da Paraíba. O pensamento central deste trabalho é de como o verbo “lembrar” interfere nas nossas criações de personagens, na dramaturgia e na estética teatral. Como a memória pôde nos levar para espaços expressivos no processo criativo de um espetáculo de Teatro-Dança com poesia e música. Esta pesquisa é uma reflexão sobre as funções da diretora como provocadora, encenadora-mediadora-educadora contemporânea, sobre as metodologias e a didática trabalhada para integrar o corpo e a memória, na criação de um espetáculo teatral nas relações de ensino-aprendizagem das Artes Cênicas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro - produção e direção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes cênicas | pt_BR |
dc.title | Corpo e memória : processos criativos e relações de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-13T11:09:33Z | - |
dc.date.available | 2019-06-13T11:09:33Z | - |
dc.date.submitted | 2018-12-04 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22159 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work is the result of the research to a collaborative process of creation of a play
with a mixed cast - actors and musicians - working with different artistic languages, in
which I was the director. “Miragem do Sertão” was written based on my grandparents
love story, in a dry, hinterland of Paraíba and was the result of the discipline Direction 1
of the Theater Department at University of Brasilia. The focus of the process was the
way the verb “to remember” influences on our character´s development, the drama and
the theatrical aesthetic of a play, as well as the way our memories take us to expressive
places during the creative process of a Dance Theater performance combined with
poetry and music. The research is an observation of the director`s role as an instigator,
contemporary educator-mediator-director, it’s methodologies, the teaching practice used
to integrate the body and the memories in a creative process of Dance Theater and the
teaching-learning process of performing arts. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
|