Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22158
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaCarolinaDeSousaCastro_tcc.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Diálogos entre Augusto (Boal), Paulo (Freire) e a criançada : a estética do oprimido como caminho artístico-pedagógico para uma educação libertadora
Autor(es): Castro, Ana Carolina de Sousa
Orientador(es): Hartmann, Luciana
Assunto: Arte na educação
Educação de crianças
Pedagogia da libertação
Data de apresentação: 29-Nov-2018
Data de publicação: 13-Jun-2019
Referência: CASTRO, Ana Carolina de Sousa . Diálogos entre Augusto (Boal), Paulo (Freire) e a criançada: a estética do oprimido como caminho artístico-pedagógico para uma educação libertadora. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta monografia defende a Estética do Oprimido como uma abordagem política de arte-educação a fim de que se alcance uma educação libertadora. A partir do diálogo entre a Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire e o Teatro do Oprimido de Augusto Boal, foi desenvolvida uma análise das atividades realizadas no projeto "Crianças Protagonistas: artes cênicas e diversidade na escola”, que enfatizou a escuta das crianças na relação de ensino-aprendizagem. Na partilha de saberes promovida no “Ateliê do Brincar”, espaço artístico pedagógico com crianças de 4 a 9 anos de idade na Universidade de Brasília e com uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Classe do Distrito Federal, novas relações com o espaço, o corpo, o gênero e a afetividade foram construídas, potencializando a autonomia das crianças.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons