Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/22158
Título: | Diálogos entre Augusto (Boal), Paulo (Freire) e a criançada : a estética do oprimido como caminho artístico-pedagógico para uma educação libertadora |
Autor(es): | Castro, Ana Carolina de Sousa |
Orientador(es): | Hartmann, Luciana |
Assunto: | Arte na educação Educação de crianças Pedagogia da libertação |
Data de apresentação: | 29-Nov-2018 |
Data de publicação: | 13-Jun-2019 |
Referência: | CASTRO, Ana Carolina de Sousa . Diálogos entre Augusto (Boal), Paulo (Freire) e a criançada: a estética do oprimido como caminho artístico-pedagógico para uma educação libertadora. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Esta monografia defende a Estética do Oprimido como uma abordagem política de arte-educação a fim de que se alcance uma educação libertadora. A partir do diálogo entre a Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire e o Teatro do Oprimido de Augusto Boal, foi desenvolvida uma análise das atividades realizadas no projeto "Crianças Protagonistas: artes cênicas e diversidade na escola”, que enfatizou a escuta das crianças na relação de ensino-aprendizagem. Na partilha de saberes promovida no “Ateliê do Brincar”, espaço artístico pedagógico com crianças de 4 a 9 anos de idade na Universidade de Brasília e com uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Classe do Distrito Federal, novas relações com o espaço, o corpo, o gênero e a afetividade foram construídas, potencializando a autonomia das crianças. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018. |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons