Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22157
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AleksandroPereiraDaSilva_tcc.pdf520,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Pedagogia do teatro : um breve apanhado das realidades nas escolas do Distrito Federal
Autor(es): Silva, Aleksandro Pereira da
Orientador(es): Santos, Luis Carlos Ribeiro dos
Assunto: Teatro - ensino
Arte na educação
Data de apresentação: 3-Dez-2018
Data de publicação: 13-Jun-2019
Referência: SILVA, Aleksandro Pereira da. Pedagogia do teatro: um breve apanhado das realidades nas escolas do Distrito Federal. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Nesta monografia verifico como é a aprendizagem e a produção de Artes Cênicas nas escolas, de acordo com relatos dos professores do ensino básico. Descrevo a experiência de professores de duas escolas públicas, uma de nível fundamental e outra de nível médio, a partir dos seus trabalhos e atividades em sala de aula. Proponho inicialmente um diálogo com a legislação vigente que regulamenta não só o ensino do Teatro, como as demais áreas de conhecimento. Em busca da verificação e do entendimento do papel da escola na formação e no desenvolvimento cognitivo do indivíduo, o que se espera da escola pelo viés legal, quais as atribuições e proposições pedagógicas, adentro em questões da Pedagogia do Teatro a partir das perspectivas de autores importantes para a escola em suas propostas de ensino do Teatro. Apresento, conclusivamente, uma pesquisa de campo em que é possível constatar as proximidades e as disparidades entre a lei que rege as diretrizes educacionais e a realidade prática nas escolas públicas de Brasília, Distrito Federal.
Abstract: At this monographic work, I verify how is the learning and Scenic Arts production at school, according to teacher's report from basic education. I describe teacher's experience coming from two public schools, one elementary and the other one high school, focusing theirs work and activity at classroom. Initially, I propose a dialogue with the current law that rules not just the Theater teaching, as all the others knowledgement areas. On a search of proofing and of understanding into the schools role at individual form and cognitive development, what should expect from school by legal bias, what are pedagogic attributes and propositions, inside question of Theater pedagogy starting from perspective important authors to school in your theather teach proposal. Introduce, conclusively, a field search wich is possible seeing proximity and disparity between the law that rules educational direction and practical reality at Brasilia's public school, Federal District.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons