Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Sheila Cristina Tolentino | - |
dc.contributor.author | Alves, Mayara Leporace Haddad | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Mayara Leporace Haddad. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: análise da implementação em escolas públicas do Distrito Federal. 2018. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise da implementação do Programa Escola Acessível em Escolas Classes do Plano Piloto, Brasília, buscando trazer a comparação entre o normativo e a implementação de fato. O Programa faz parte da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008. Para isso, a metodologia se baseou em uma revisão teórica e legislativa sobre os direitos das pessoas com deficiência, salientando o aspecto educacional. Em seguida, através dos guias normativos do Programa, foram buscados dados com a Diretoria de Políticas em Educação Especial, DPEE/SECADI, que é a responsável pela gestão do Programa, além da coleta de dados com os diversos atores envolvidos nessa implementação, como a Secretaria de Educação do DF e Regional de Ensino do Plano Piloto. Foram selecionadas duas Escolas Classes do Plano Piloto para a realização de entrevistas com os diretores, além da observação realizada no ambiente escolar, tornando possível a comparação entre o normativo e a implementação de fato. Resultando, assim, na conclusão de que, apesar dos consideráveis avanços para a inclusão educacional nas últimas décadas, a acessibilidade ainda é restrita não somente à aspectos físicos como também em aspectos pedagógicos, os recursos disponibilizados pelo Programa são
insuficientes considerando as necessidades das Escolas e dos alunos, destacando que o conceito de acessibilidade transpassa a adequações arquitetônicas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas | pt_BR |
dc.title | Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva : análise da implementação em escolas públicas do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-10T14:34:17Z | - |
dc.date.available | 2019-06-10T14:34:17Z | - |
dc.date.submitted | 2018-11-27 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22140 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas
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