Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/2214
Título: | O papel da escola e da família no resgate da auto-estima pós luto |
Autor(es): | Silva, Raquel Vasconcelos |
Orientador(es): | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira |
Assunto: | Autoestima - estudantes Lar e escola Luto Morte - aspectos psicológicos Emoções nas crianças |
Data de apresentação: | 11-Jul-2011 |
Data de publicação: | 19-Dez-2011 |
Referência: | SILVA, Raquel Vasconcelos. O papel da escola e da família no resgate da auto-estima pós luto. 2011. 79 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | A perda e o luto são duas condições que independem da vontade humana. O processo de superação de um momento como esse pode ser de extrema dificuldade para uma pessoa adulta e para uma criança não será diferente. Sabendo que a morte é algo que pode acontecer a qualquer momento, a escola e a família precisam ter um papel fundamental para auxiliar a criança a entender e a superar tal momento. Este processo pode ser ainda mais difícil de ser trabalhado se essas duas instituições, familiar e escolar, não souberem como trabalhar os fatores emocionais e psicológicos. Entender o que a criança sente é de grande importância, para que ela não se sinta impotente e até mesmo culpada. Pensando nessa perspectiva, a pesquisa aqui realizada teve a participação de sete pessoas que responderam a questionários, sendo que cinco foram indivíduos que perderam um ente familiar na infância e, os outros dois, foram coordenadoras pedagógicas que responderam sobre as estratégias utilizadas pela instituição escolar quando se deparam com uma situação de luto na vida das crianças. Os resultados mostram muitas variedades de sentimentos e formas de se enfrentar o luto, tanto daqueles que sofreram a perda, quanto das instituições escolares. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2214 |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons