Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22136
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ErikaGuedesMaximiano_tcc.pdf512,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Participação, ação pública e transversalidade : análise de uma missão do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH)
Autor(es): Maximiano, Érika Guedes
Orientador(es): Cruz, Fernanda Natasha Bravo
Assunto: Direitos humanos
Refugiados
Migração
Imigrantes
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 10-Jun-2019
Referência: MAXIMIANO, Érika Guedes. Participação, ação pública e transversalidade: análise de uma missão do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH). 2018. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho é resultado de uma análise da Missão realizada para apurar violações de direitos contra refugiados venezuelanos no Brasil, do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH). O relatório apresenta diagnóstico desenvolvido durante pesquisa de campo no CNDH no período de dois meses – de agosto a outubro 2018, com base em uma abordagem qualitativa. Entre os elementos metodológicos foram realizadas entrevistas, pesquisa documental, observação não participante e análise de discurso, a fim de estudar a lógica articuladora da Missão, analisar quais as características dos instrumentos utilizados, além de discutir como a estratégia adotada pelo Conselho auxilia na mudança da ação pública ao investigar violações de direitos humanos. Por meio de análise de documentos e de falas de conselheiros, além do acompanhamento de reuniões demonstra-se que a Missão do CNDH colaborou para a mudança da ação pública no caso que envolve violação de direitos humanos de migrantes venezuelanos na Região Norte do Brasil.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons