Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2211
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_SamiraRamosAlho.pdf126,66 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRaposo, Patrícia Neves-
dc.contributor.authorAlho, Samira Ramos-
dc.identifier.citationALHO, Samira Ramos. A educação matemática para alunos com deficiência visual: como se inscreve na formação de professores. 2011. vii, 44 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.en
dc.description.abstractEste trabalho monográfico traz uma reflexão sobre as práticas pedagógicas adotadas pelos professores no ensino de matemática com vistas a oferecer subsídios que possam contribuir para a promoção da educação matemática para educandos com deficiência visual numa perspectiva inclusiva. Assim procuramos compreender a relação entre a formação docente e a educação matemática para educandos com deficiência visual através do estudo da legislação, das diretrizes para formação de professores no ensino superior; além da realização de pesquisa com abordagem qualitativa envolvendo três sujeitos professores de escolas regulares de ensino, sendo duas turmas inclusivas e uma classe especial. Utilizamos como instrumento indutor da informação a entrevista semi-estruturada. Percebemos que a utilização de estratégias e recursos que favorecem o processo ensino-aprendizagem de matemática para educandos com deficiência visual constituem fatores que favorecem, também, os educandos que não tem qualquer deficiência. Ou seja, a consideração da subjetividade do sujeito que aprende, a colocação deste como sujeito ativo no seu próprio processo de aprendizagem e a construção do conhecimento matemático partindo do concreto, utilizando materiais como material dourado, por exemplo, além da utilização de situações-problema contextualizadas, são pontos positivos a considerar-se na atuação docente. Verificamos, também, que a graduação ainda não propõe o preparo dos professores para atuarem na educação matemática na perspectiva inclusiva, pois os currículos trazem o aprofundamento tanto do conhecimento matemático, quanto da educação especial, apenas em disciplinas optativas. Finalmente, constatamos que é imprescindível que o educador esteja em constante busca pelo saber, já que o objeto do seu trabalho, a educação, é dinâmico e encontra-se em constante processo de ressignificação.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDeficientes visuaisen
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordEstudantes deficientesen
dc.subject.keywordProfessores de educação especial - formaçãoen
dc.titleA educação matemática para alunos com deficiência visual : como se inscreve na formação de professoresen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2011-12-19T10:42:43Z-
dc.date.available2011-12-19T10:42:43Z-
dc.date.issued2011-12-19T10:42:43Z-
dc.date.submitted2011-07-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2211-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2211-
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons