Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Raposo, Patrícia Neves | - |
dc.contributor.author | Alho, Samira Ramos | - |
dc.identifier.citation | ALHO, Samira Ramos. A educação matemática para alunos com deficiência visual: como se inscreve na formação de professores. 2011. vii, 44 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho monográfico traz uma reflexão sobre as práticas pedagógicas adotadas pelos professores no ensino de matemática com vistas a oferecer subsídios que possam contribuir para a promoção da educação matemática para educandos com deficiência visual numa perspectiva inclusiva. Assim procuramos compreender a relação entre a formação docente e a educação matemática para educandos com deficiência visual através do estudo da legislação, das diretrizes para formação de professores no ensino superior; além da realização de pesquisa com abordagem qualitativa envolvendo três sujeitos professores de escolas regulares de ensino, sendo duas turmas inclusivas e uma classe especial. Utilizamos como instrumento indutor da informação a entrevista semi-estruturada. Percebemos que a utilização de estratégias e recursos que favorecem o processo ensino-aprendizagem de matemática para educandos com deficiência visual constituem fatores que favorecem, também, os educandos que não tem qualquer deficiência. Ou seja, a consideração da subjetividade do sujeito que aprende, a colocação deste como sujeito ativo no seu próprio processo de aprendizagem e a construção do conhecimento matemático partindo do concreto, utilizando materiais como material dourado, por exemplo, além da utilização de situações-problema contextualizadas, são pontos positivos a considerar-se na atuação docente. Verificamos, também, que a graduação ainda não propõe o preparo dos professores para atuarem na educação matemática na perspectiva inclusiva, pois os currículos trazem o aprofundamento tanto do conhecimento matemático, quanto da educação especial, apenas em disciplinas optativas. Finalmente, constatamos que é imprescindível que o educador esteja em constante busca pelo saber, já que o objeto do seu trabalho, a educação, é dinâmico e encontra-se em constante processo de ressignificação. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Deficientes visuais | en |
dc.subject.keyword | Matemática - estudo e ensino | en |
dc.subject.keyword | Estudantes deficientes | en |
dc.subject.keyword | Professores de educação especial - formação | en |
dc.title | A educação matemática para alunos com deficiência visual : como se inscreve na formação de professores | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2011-12-19T10:42:43Z | - |
dc.date.available | 2011-12-19T10:42:43Z | - |
dc.date.issued | 2011-12-19T10:42:43Z | - |
dc.date.submitted | 2011-07-19 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2211 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2211 | - |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|