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Título: O aluno com TDAH : problematização diagnóstica e inclusão na escola
Autor(es): Gonçalves, Kátia Cristiane dos Santos
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
Educação de crianças
Inclusão escolar
Data de apresentação: 27-Mar-2019
Data de publicação: 4-Jun-2019
Referência: GONÇALVES, Kátia Cristiane dos Santos. O aluno com TDAH: problematização diagnóstica e inclusão na escola. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender como o aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pode ser incluído no espaço escolar. O trabalho tem como objetivos específicos verificar a problemática do diagnóstico da criança com TDAH, compreender as dificuldades enfrentadas pelo aluno com TDAH na escola, verificar as possibilidades de ajuda ao aluno com TDAH no ambiente escolar. Foram estudados autores como Barckey (2000), Sucupira e Werner Jr. (1996), Calazans e Martins (2007), Barbosa (2017), Mattos (2007) e Carvalho (2014), entre outros, de modo que foi possível compreender o TDAH, seu conceito, seu histórico, suas características, e também a problemática acerca do diagnóstico, dos tratamentos e da inclusão. O TDAH caracteriza-se por uma tríade: falta de atenção, hiperatividade e impulsividade. O aluno diagnosticado com os sintomas, muitas vezes, tem o rendimento escolar prejudicado. Para abordar tais questões e cumprir os objetivos propostos, foi realizado um ensaio. Assim, foi possível compreender a importância de se realizar um diagnóstico preciso, para que se consiga encaminhar o aluno para um tratamento adequado, que venha ajudar esse aluno em seu processo de aprendizagem, visando sua inclusão ao ambiente escolar. O ambiente escolar, quando se torna inclusivo, proporciona condições para que o aluno que possui TDAH consiga superar suas dificuldades e, deste modo, tenha condições de prosseguir nos seus estudos.
Abstract: This work aims to understand how the student with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is being included in the school ambience. The specific objectives of the study are to verify the problem of the diagnosis of child with ADHD, to understand the difficulties faced by students with ADHD at school and to verify the possibilities of assistance to the student with ADHD in the school environment. We have studied authors such as Barckey (2000), Sucupira and Werner Jr. (1996), Calazans and Martins (2007), Barbosa (2017), Mattos (2007) and Carvalho (2014) among others, so that it was possible to understand ADHD, its history, its characteristics, and also the problematic about diagnosis, treatments and scholar inclusion of the student. ADHD is characterized by a triad lack of attention, hyperactivity and impulsivity. The student who is diagnosed with the symptoms often has impaired school performance. In order to address such issues and fulfill the proposed objectives, an essay was conducted. Thus, it was possible to understand the importance of performing an accurate diagnosis, so that the student can be referred to an appropriate treatment that helps this student in the learning process. The school environment, when it becomes inclusive, provides the conditions for the student who has ADHD to overcome his difficulties and so that he is thus able to continue his studies.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
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