Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/22076Arquivos neste item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2018_ManoellaNathairNeriSantos_tcc.pdf | 3,5 MB | Adobe PDF | ver/abrir |
| Título: | Efeitos do ambiente socioeducacional na perspectiva de futuro de crianças e adolescentes institucionalizados : um estudo no Haiti |
| Autor(es): | Santos, Manoella Nathair Neri |
| Orientador(es): | Devechi, Catia Piccolo Viero |
| Assunto: | Socioeducação Vulnerabilidade social Sociologia educacional |
| Data de apresentação: | 2018 |
| Data de publicação: | 31-Mai-2019 |
| Referência: | SANTOS, Manoella Nathair Neri. Efeitos do ambiente socioeducacional na perspectiva de futuro de crianças e adolescentes institucionalizados: um estudo no Haiti. 2018. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
| Resumo: | Neste trabalho de conclusão de curso é feita uma análise de como o ambiente socioeducacional pode influenciar a perspectiva de futuro de crianças e adolescentes. Para tanto, uma pesquisa qualitativa foi realizada com crianças e adolescentes da Vila da Esperança, orfanato haitiano que passou por uma mudança de gestão em 2014, sendo agora gerido pela Igreja Batista da Flórida e pela Terceira Igreja Batista de Brasília. A pesquisa contempla dois momentos: em 2014, quando o orfanato estava sob gestão de um haitiano abusivo que privava as crianças e adolescentes internos de alimentação e habitação adequada; e em 2017, 3 anos após a mudança de gestão. A análise dos dados foi feita com base na teoria de Axel Honneth, importante sociólogo alemão que aborda as principais formas de reconhecimento do eu. Os resultados demonstram a validade prática da teoria de Honneth, indicando que as formas de reconhecimento, amor, direitos sociais e solidariedade influenciam positivamente na perspectiva de futuro de crianças e adolescentes. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. |
| Aparece na Coleção: | Pedagogia |
Este item está licenciado na Licença Creative Commons