Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22059
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_NicoleJohnVolken_tcc.pdf2,75 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação hidráulica e hidrológica de bacias de detenção : estudo de caso da bacia do Guará II – DF
Autor(es): Volken, Nicole John
Orientador(es): Koide, Sérgio
Assunto: Drenagem
Escoamento urbano
Data de apresentação: 6-Dez-2018
Data de publicação: 30-Mai-2019
Referência: VOLKEN, Nicole John. Avaliação hidráulica e hidrológica de bacias de detenção: estudo de caso da bacia do Guará II – DF. 2018. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A urbanização dos espaços acaba por alterar o uso e ocupação do solo, geralmente removendo a vegetação nativa e promovendo sua impermeabilização, diminuindo assim a capacidade de infiltração do solo e aumentando o escoamento superficial. O Brasil, de modo geral, apresenta um sistema de drenagem urbana com visão higienista, que muitas vezes acaba transferindo os problemas para jusante, além disso, sistemas de drenagem defasados tendem a gerar áreas de alagamento nas cidades, causando problemas, como transtorno no trânsito, danos a patrimônios públicos e privados e disseminação de doenças. As medidas alternativas de controle do escoamento surgem para tentar solucionar esses problemas e tendem a favorecer a infiltração da água na fonte de geração ou promover o armazenamento temporário, como no caso das bacias de detenção. Este projeto buscou avaliar hidrológica e hidraulicamente a bacia de detenção localizada na Região Administrativa do Guará II – DF, que está em atuação desde o ano de 2007 e anteriormente já foi uma lagoa de estabilização utilizada para tratamento de esgoto pela CAESB. A sua rede de drenagem abrange as áreas do Cruzeiro Velho, Cruzeiro Novo, Octogonal, Setor de Abastecimento e Indústrias e parte do Setor Policial Sul. Foi utilizado o modelo PCSWMM para análise da rede de drenagem do comportamento e a bacia de detenção frente a diferentes eventos de chuvas de projeto constantes e variáveis no tempo. Verificou-se que a rede de drenagem possui pontos de alagamentos e que a vazão de escoamento é muito elevada, constatando a necessidade da utilização de uma bacia de detenção. Para o reservatório de detenção, a modelagem apresentou um amortecimento dos picos de cheia acima de 94% em todas as análises e atendimento da Resolução n° 9/2011 da Adasa. A elevada capacidade volumétrica da bacia de detenção faz com que nas condições simuladas o vertedor apenas extravase para chuvas de projeto com tempos de retorno superiores a 290 anos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons