Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22057
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_NataliaMariaDoCarmoBattaglini_tcc.pdf2,58 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de exatidão cartográfica de levantamentos planialtimétricos realizados com aeronave remotamente pilotada (RPA)
Autor(es): Battaglini, Natália Maria do Carmo Lopes Guimarães
Orientador(es): Silva, Lenildo Santos da
Assunto: Cartografia - processamento de dados
Processamento de imagens - técnicas digitais
Data de apresentação: 7-Dez-2018
Data de publicação: 30-Mai-2019
Referência: BATTAGLINI, Natália Maria do Carmo Lopes Guimarães. Avaliação de exatidão cartográfica de levantamentos planialtimétricos realizados com aeronave remotamente pilotada (RPA). 2018. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente Projeto Final apresenta um estudo da Avaliação de Exatidão Cartográfica a partir da utilização de Aeronave Remotamente Pilotada (RPA), para levantamentos planialtimétricos. Ainda, evidencia a influência da utilização ou não de pontos de apoio em campo, sendo estes obtidos por um receptor GNSS de frequência simples L1. A comparação das discrepâncias considerando os modelos gerados pós processamento de imagens foi realizada a partir da comparação das coordenadas dos pontos de verificação antes e após os processamentos. A interferência ou não dos pontos de campo nos modelos foi avaliada a partir do cálculo das áreas de cortes realizados em Modelos Digitais de Superfície, processados com e sem pontos de campo. O estudo permitiu a atribuição do Padrão de Exatidão Cartográfica (PEC) Classe A na Escala 1/1000 com equidistância das curvas de nível de 2 metros, sendo estas relações buscadas em diversos trabalhos cartográficos. Ainda, concluiu-se que as áreas dos cortes possuem diferença máxima de aproximadamente 15%, podendo ser considerada a viabilidade somente dos voos de RPA, sem a utilização de pontos de apoio em campo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons