Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22053
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MariliaCandidaPintoBorges_tcc.pdf2,63 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo para implantação de técnicas de drenagem sustentável na Região Administrativa Guará II do Distrito Federal
Autor(es): Borges, Marilia Candida Pinto
Orientador(es): Alves, Conceição de Maria Albuquerque
Coorientador(es): Costa, Maria Elisa Leite
Assunto: Água - qualidade
Escoamento urbano
Data de apresentação: 7-Dez-2018
Data de publicação: 29-Mai-2019
Referência: BORGES, Marilia Candida Pinto. Estudo para implantação de técnicas de drenagem sustentável na Região Administrativa Guará II do Distrito Federal. 2018. 98 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O Distrito Federal passa por constante crescimento urbano e, dentre suas regiões administrativas, destaca-se o Guará II, que sofreu um intenso processo de urbanização nos últimos anos e conta com um sistema de drenagem convencional. O presente projeto buscou analisar quantitativamente o escoamento superficial de duas bacias de estudos localizadas no Guará II, propondo soluções de drenagem sustentável capazes de melhorar o desempenho do sistema. Foram simulados 6 cenários com arranjos de técnicas compensatórias (bacias de detenção, trincheiras de infiltração e pavimento permeáveis) que foram comparados com o Cenário Base (rede original). As simulações mostraram que as técnicas aplicadas foram capazes de reduzir a vazão de pico, possibilitando o atendimento à legislação, e melhoraram o desempenho da rede em até 80%. Foi realizada uma análise de custo com base na relação custo/eficiência (R$/m³ abatido) de implementação das técnicas compensatórias. Nesta análise o cenário de melhor relação custo/eficiência mostrou que são necessários apenas R$ 94,07 para a redução de 1 m³ de volume de escoamento superficial garantindo um alívio ao sistema e, consequentemente, uma melhora em seu desempenho, bem como o atendimento à legislação. Analisou-se, também, a qualidade da água das bacias de estudo em relação à carga de DQO e o que se constatou é que os valores de carga são pequenos, quando comparados com outros trabalhos, mas que há a necessidade da análise considerando eventos de precipitação real. Os resultados do projeto mostraram que a aplicação de técnicas de drenagem sustentável é capaz de melhorar o desempenho do sistema e o investimento em alternativas sustentáveis resultam na redução no volume escoado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons