Título: | Propostas de acessibilidade para a Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília |
Autor(es): | Fonseca, Lucas de Almeida Rodrigues |
Orientador(es): | Barcellos, Zanei Ramos |
Assunto: | Acessibilidade Pessoas com deficiência - educação Universidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Comunicação Educação inclusiva |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 28-Mai-2019 |
Referência: | FONSECA, Lucas de Almeida Rodrigues. Propostas de acessibilidade para a Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. 2018. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Existe no Brasil, uma parcela considerável da população que declara
apresentar algum tipo de deficiência, chegando a representar 24% da
população, segundo censo do IBGE. Essas pessoas, hoje, contam com o
avanço nas leis, normas e decretos que garantem o direito à acessibilidade
em suas mais variadas esferas. Entretanto, na prática, pessoas com
deficiência ainda têm seus direitos negligenciados. Este trabalho, tem como
objetivo abordar questões relacionadas à acessibilidade e inclusão de
pessoas com deficiência, tendo como foco a acessibilidade no ensino da
Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), fazendo um
levantamento dos conteúdos dos cursos nela ofertados e nos espaços
físicos, para verificar se há previsto medidas de acessibilidade. Por meio de
levantamento bibliográfico, de leis e normas relativas à acessibilidade e
análises das ementas das disciplinas ofertadas e observação dos espaços
físicos da faculdade, este trabalho propõe mudanças no conteúdo das
ementas das disciplinas ofertadas nos cursos de Comunicação da FAC -
UnB, e nos espaços físicos, como forma de inserir a acessibilidade. |
Abstract: | There is a considerable part of Brazil’s population that declares to
present some type of disability, representing 24% of its population, according
to the IBGE census. These people today are counting on the progress in the
laws, norms and decrees that guarantee the right to accessibility in its most
varied spheres. However, in practice, people with disabilities still have their
rights neglected. This work aims to address issues related to accessibility and
inclusion of people with disabilities, focusing on inclusive education, having
the Communication Faculty of the University of Brasilia (UnB) as object of
analysis, making a survey of the courses’s contents that are offered in it and
in the physical spaces, in order to verify if there are measures of accessibility.
By means of a bibliographical survey, laws and norms regarding the
accessibility, analysis of the menus of the subjects and observation of the
physical spaces of the faculty, this work proposes changes in the contents of
the menus of the disciplines offered in the courses of Communication of FAC
- UnB, and in its physical spaces, as a way of inserting accessibility |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2018. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Jornalismo
|