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Título: Propostas de acessibilidade para a Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília
Autor(es): Fonseca, Lucas de Almeida Rodrigues
Orientador(es): Barcellos, Zanei Ramos
Assunto: Acessibilidade
Pessoas com deficiência - educação
Universidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Comunicação
Educação inclusiva
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 28-Mai-2019
Referência: FONSECA, Lucas de Almeida Rodrigues. Propostas de acessibilidade para a Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. 2018. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Existe no Brasil, uma parcela considerável da população que declara apresentar algum tipo de deficiência, chegando a representar 24% da população, segundo censo do IBGE. Essas pessoas, hoje, contam com o avanço nas leis, normas e decretos que garantem o direito à acessibilidade em suas mais variadas esferas. Entretanto, na prática, pessoas com deficiência ainda têm seus direitos negligenciados. Este trabalho, tem como objetivo abordar questões relacionadas à acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, tendo como foco a acessibilidade no ensino da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), fazendo um levantamento dos conteúdos dos cursos nela ofertados e nos espaços físicos, para verificar se há previsto medidas de acessibilidade. Por meio de levantamento bibliográfico, de leis e normas relativas à acessibilidade e análises das ementas das disciplinas ofertadas e observação dos espaços físicos da faculdade, este trabalho propõe mudanças no conteúdo das ementas das disciplinas ofertadas nos cursos de Comunicação da FAC - UnB, e nos espaços físicos, como forma de inserir a acessibilidade.
Abstract: There is a considerable part of Brazil’s population that declares to present some type of disability, representing 24% of its population, according to the IBGE census. These people today are counting on the progress in the laws, norms and decrees that guarantee the right to accessibility in its most varied spheres. However, in practice, people with disabilities still have their rights neglected. This work aims to address issues related to accessibility and inclusion of people with disabilities, focusing on inclusive education, having the Communication Faculty of the University of Brasilia (UnB) as object of analysis, making a survey of the courses’s contents that are offered in it and in the physical spaces, in order to verify if there are measures of accessibility. By means of a bibliographical survey, laws and norms regarding the accessibility, analysis of the menus of the subjects and observation of the physical spaces of the faculty, this work proposes changes in the contents of the menus of the disciplines offered in the courses of Communication of FAC - UnB, and in its physical spaces, as a way of inserting accessibility
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2018.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



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