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dc.contributor.advisorBarcellos, Zanei Ramos-
dc.contributor.authorFonseca, Lucas de Almeida Rodrigues-
dc.identifier.citationFONSECA, Lucas de Almeida Rodrigues. Propostas de acessibilidade para a Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. 2018. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2018.pt_BR
dc.description.abstractExiste no Brasil, uma parcela considerável da população que declara apresentar algum tipo de deficiência, chegando a representar 24% da população, segundo censo do IBGE. Essas pessoas, hoje, contam com o avanço nas leis, normas e decretos que garantem o direito à acessibilidade em suas mais variadas esferas. Entretanto, na prática, pessoas com deficiência ainda têm seus direitos negligenciados. Este trabalho, tem como objetivo abordar questões relacionadas à acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, tendo como foco a acessibilidade no ensino da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), fazendo um levantamento dos conteúdos dos cursos nela ofertados e nos espaços físicos, para verificar se há previsto medidas de acessibilidade. Por meio de levantamento bibliográfico, de leis e normas relativas à acessibilidade e análises das ementas das disciplinas ofertadas e observação dos espaços físicos da faculdade, este trabalho propõe mudanças no conteúdo das ementas das disciplinas ofertadas nos cursos de Comunicação da FAC - UnB, e nos espaços físicos, como forma de inserir a acessibilidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAcessibilidadept_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.titlePropostas de acessibilidade para a Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-05-28T13:18:05Z-
dc.date.available2019-05-28T13:18:05Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22032-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1There is a considerable part of Brazil’s population that declares to present some type of disability, representing 24% of its population, according to the IBGE census. These people today are counting on the progress in the laws, norms and decrees that guarantee the right to accessibility in its most varied spheres. However, in practice, people with disabilities still have their rights neglected. This work aims to address issues related to accessibility and inclusion of people with disabilities, focusing on inclusive education, having the Communication Faculty of the University of Brasilia (UnB) as object of analysis, making a survey of the courses’s contents that are offered in it and in the physical spaces, in order to verify if there are measures of accessibility. By means of a bibliographical survey, laws and norms regarding the accessibility, analysis of the menus of the subjects and observation of the physical spaces of the faculty, this work proposes changes in the contents of the menus of the disciplines offered in the courses of Communication of FAC - UnB, and in its physical spaces, as a way of inserting accessibilitypt_BR
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