Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/22029
Título: | Os efeitos de erros gramaticais na credibilidade da notícia |
Autor(es): | Meireles, Rebeca Garcia |
Orientador(es): | Gramacho, Wladimir Ganzelevitch |
Coorientador(es): | Sá, Sérgio Araújo de |
Assunto: | Credibilidade jornalística Notícias Língua portuguesa - gramática |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 28-Mai-2019 |
Referência: | MEIRELES, Rebeca Garcia. Os efeitos de erros gramaticais na credibilidade da notícia. 2018. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Este trabalho descreve os resultados de um experimento que investigou se existe relação entre
erros de português numa notícia on-line e a credibilidade atribuída a ela pelo leitor . Em conjunto,
buscou-se investigar se esta relação é mais forte caso o leitor seja profissional da área de
Comunicação, tenha o hábito de ler notícias on-line ou demore mais tempo lendo a matéria. A
pesquisa teve 226 participantes que foram aleatoriamente divididos em três grupos com
tratamentos diferentes. A maioria dos participantes tem ensino superior incompleto e completo
como grau mais distante de escolaridade; a idade está concentrada entre 20 e 24 anos. Os
resultados apontaram uma direção diferente da esperada, boa parte dos respondentes não
conseguiram identificar os erros apresentados nos estímulos e quanto aos que conseguiram, a
diferença de credibilidade atribuída em relação ao grupo controle não foi significativa. Concluiuse que não é possível atribuir impacto significativo a erros da língua portuguesa na credibilidade
de uma notícia on-line. |
Abstract: | This paper describes the results of an experiment that investigated the relationship between
grammar errors in online news and the credibility attributed by the reader. This project tests if
the relationship is stronger if the reader is a communication profissional; or have the habit of
reading online news; or spend more time reading the information. Research had 226 participants
randomly distributed into three groups with different treatments. Results sugest that readers don’t
perceive stories with grammatical errors to be lower in credibility. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2018. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Jornalismo
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons