Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22029
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RebecaGarciaMeireles_tcc.pdf651,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os efeitos de erros gramaticais na credibilidade da notícia
Autor(es): Meireles, Rebeca Garcia
Orientador(es): Gramacho, Wladimir Ganzelevitch
Coorientador(es): Sá, Sérgio Araújo de
Assunto: Credibilidade jornalística
Notícias
Língua portuguesa - gramática
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 28-Mai-2019
Referência: MEIRELES, Rebeca Garcia. Os efeitos de erros gramaticais na credibilidade da notícia. 2018. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho descreve os resultados de um experimento que investigou se existe relação entre erros de português numa notícia on-line e a credibilidade atribuída a ela pelo leitor . Em conjunto, buscou-se investigar se esta relação é mais forte caso o leitor seja profissional da área de Comunicação, tenha o hábito de ler notícias on-line ou demore mais tempo lendo a matéria. A pesquisa teve 226 participantes que foram aleatoriamente divididos em três grupos com tratamentos diferentes. A maioria dos participantes tem ensino superior incompleto e completo como grau mais distante de escolaridade; a idade está concentrada entre 20 e 24 anos. Os resultados apontaram uma direção diferente da esperada, boa parte dos respondentes não conseguiram identificar os erros apresentados nos estímulos e quanto aos que conseguiram, a diferença de credibilidade atribuída em relação ao grupo controle não foi significativa. Concluiuse que não é possível atribuir impacto significativo a erros da língua portuguesa na credibilidade de uma notícia on-line.
Abstract: This paper describes the results of an experiment that investigated the relationship between grammar errors in online news and the credibility attributed by the reader. This project tests if the relationship is stronger if the reader is a communication profissional; or have the habit of reading online news; or spend more time reading the information. Research had 226 participants randomly distributed into three groups with different treatments. Results sugest that readers don’t perceive stories with grammatical errors to be lower in credibility.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2018.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons