Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22029
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RebecaGarciaMeireles_tcc.pdf651,38 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGramacho, Wladimir Ganzelevitch-
dc.contributor.authorMeireles, Rebeca Garcia-
dc.identifier.citationMEIRELES, Rebeca Garcia. Os efeitos de erros gramaticais na credibilidade da notícia. 2018. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho descreve os resultados de um experimento que investigou se existe relação entre erros de português numa notícia on-line e a credibilidade atribuída a ela pelo leitor . Em conjunto, buscou-se investigar se esta relação é mais forte caso o leitor seja profissional da área de Comunicação, tenha o hábito de ler notícias on-line ou demore mais tempo lendo a matéria. A pesquisa teve 226 participantes que foram aleatoriamente divididos em três grupos com tratamentos diferentes. A maioria dos participantes tem ensino superior incompleto e completo como grau mais distante de escolaridade; a idade está concentrada entre 20 e 24 anos. Os resultados apontaram uma direção diferente da esperada, boa parte dos respondentes não conseguiram identificar os erros apresentados nos estímulos e quanto aos que conseguiram, a diferença de credibilidade atribuída em relação ao grupo controle não foi significativa. Concluiuse que não é possível atribuir impacto significativo a erros da língua portuguesa na credibilidade de uma notícia on-line.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCredibilidade jornalísticapt_BR
dc.subject.keywordNotíciaspt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - gramáticapt_BR
dc.titleOs efeitos de erros gramaticais na credibilidade da notíciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-05-28T12:52:42Z-
dc.date.available2019-05-28T12:52:42Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22029-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoSá, Sérgio Araújo de-
dc.description.abstract1This paper describes the results of an experiment that investigated the relationship between grammar errors in online news and the credibility attributed by the reader. This project tests if the relationship is stronger if the reader is a communication profissional; or have the habit of reading online news; or spend more time reading the information. Research had 226 participants randomly distributed into three groups with different treatments. Results sugest that readers don’t perceive stories with grammatical errors to be lower in credibility.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons