Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22027
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LeticiaLuizaMartinsBezerra_tcc_memoria.pdf332,34 kBAdobe PDFver/abrir
2018_LeticiaLuizaMartinsBezerra_tcc_produto.pdf29,89 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Quem põe a mesa : mulheres que comandam cozinhas em Brasília
Autor(es): Bezerra, Leticia Luiza Martins
Orientador(es): Silva, Fernanda Casagrande Martinelli Lima Granja Xavier da
Assunto: Mulheres - representações
Mulheres nas profissões
Gastronomia
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 28-Mai-2019
Referência: BEZERRA, Leticia Luiza Martins. Quem põe a mesa: mulheres que comandam cozinhas em Brasília. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A misoginia, expressão relacionada à aversão ao feminino, impõe de que formas pessoas do sexo feminino devem se portar, se vestir e até mesmo com o que devem trabalhar. Constantemente, frases como “lugar de mulher é na cozinha” são proferidas a fim de delimitar a diferenciação do espaço de homens e mulheres. O produto que constitui esse trabalho de conclusão de curso pretende analisar qual é o limite da expressão “lugar da mulher” nas cozinhas, refletindo sobre a relação do gênero feminino com as cozinhas domésticas e as cozinhas profissionais. A produção do livro analisado neste memorial retrata o percurso e a atuação de dez mulheres no ambiente de trabalho de restaurantes brasilienses, apresentando perfis de chefes de cozinha da cidade. Se por um lado cada uma dessas mulheres tem uma trajetória singular, por outro lado todas elas, em diferentes graus, partilham desafios que se colocam no mundo do trabalho nas cozinhas profissionais pelo simples fato de serem mulheres
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2018.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons