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Título: Proteção de dados pessoais e Facebook : análise sobre privacidade de dados na internet
Outros títulos: Personal data protection and Facebook : analysis of data privacy on internet
Protection des données personnelles et Facebook : analyse sur la confidentialité des données sur l’internet
Autor(es): Serra, Nathália Conde
Orientador(es): Aguiar, Alexandre Kehrig Veronese
Assunto: Dados - privacidade
Proteção de dados
Big Data
Data de apresentação: 28-Nov-2018
Data de publicação: 16-Mai-2019
Referência: SERRA, Nathália Conde. Proteção de dados pessoais e Facebook: análise sobre privacidade de dados na internet. 2018. 113 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho se propõe estudar a questão da privacidade de dados pessoais nas redes sociais, mais especificamente, no Facebook. Tal empresa teve sua imagem abalada após o escândalo Cambridge Analytica, o qual (re)colocou em foco o problema da conciliação do uso de Big Data e da garantia à privacidade dos dados pessoais. Para se chegar ao objetivo proposto, serão utilizadas as metodologias: (i) de revisão bibliográfica dos conceitos essenciais do Direito Digital; (ii) de análise qualitativa quanto aos elementos layout, organização, linguagem e conteúdo das políticas de privacidade da rede social elegida; assim como, (iii) de análise quantitativa, por meio de questionário de perguntas fechadas disponibilizado a usuários do Facebook, aliada à análise qualitativa das perspectivas da empresa e dos usuários quanto às políticas de privacidade da plataforma focada nas questões sobre o entendimento das políticas, a clareza das informações nelas contidas e a segurança dos dados nessa plataforma. O estudo de tais elementos possibilita confirmar a hipótese inicialmente levantada quanto ao descompasso entre as perspectivas do Facebook e de seus usuários.
Abstract: This work intends to study the issue of personal data privacy on social networks, more specifically, on Facebook. This enterprise had its image damage after Cambridge Analytica scandal, which has brought focused (again) on problem of reconciling Big Data use and guaranteeing personal data privacy. In order to reach the proposed objective of this study, it was used the following methodology strategies: (i) bibliographic review of Digital Law essential concepts; (ii) qualitative analysis of chosen social network privacy policies, which is focused on layout, organization, language and content criteria; and (iii) quantitative analysis by means of questionnaire made available to Facebook users, which will be combined with qualitative analysis of this company’s and its user’s perspectives regarding its privacy policies understanding and clarity, as well as data security on that platform. Those elements study leads to the conclusion that initial hypothesis regarding a mismatch between both perspectives is confirmed.
Résumé: Ce travail propose étudier la question de la confidentialité des données personnelles sur les réseaux sociaux, plus spécifiquement, sur Facebook. Cette entreprise a vu son image bouleversé pour le scandale Cambridge Analytica qui a (re) mettait l’accent sur le problème de la conciliation de l’usage de Big Data et de la garantie de la confidentialité des données personnelles. Pour s’arriver au but proposé à cet article, ils seront utilisés des méthodologies (i) de révision bibliographique des concepts essentiels du droit numérique; (ii) d’analyse qualitative des eléments de disposition, d’organization, de langage et de contenu des politiques de confidentialité du réseau social choisi; ainsi que (iii) d’analyse quantitative, au moyen d’un questionnaire de questions fermées mis à la disposition des utilisateurs du Facebook, combiné avec l'analyse qualitative de la perspective de l'entreprise et de ses utilisateurs concernant l’entendiment et la clarté des politiques de confidentialité de ce réseau social et la confidentialité des données sur cette plateforme. L’étude sur ces éléments rendre possible confirmer l'hypothèse initiale concernant l'inadéquation entre la perspective de l'entreprise et de ses utilisateurs.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2018.
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