Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22003
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MarcosRobertoBarrosBorges_tcc.pdf482,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inconstitucionalidade do incidente de suspensão de liminar e sentença
Autor(es): Borges, Marcos Roberto Barros
Orientador(es): Giannico, Maricí
Assunto: Medidas liminares
Devido processo legal
Data de apresentação: 4-Dez-2018
Data de publicação: 14-Mai-2019
Referência: BORGES, Marcos Roberto Barros. A inconstitucionalidade do incidente de suspensão de liminar e sentença. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A suspensão de liminar e sentença é um dos privilégios processuais da Fazenda Pública previstos no ordenamento jurídico brasileiro para proteção do interesse público. O instituto processual consiste na possibilidade de o ente público legitimado requerer a suspensão dos efeitos de qualquer decisão judicial deferida contra o Poder Público. Isso ocorre quando houver manifesto interesse público para evitar grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à economia pública. O pedido deve ser dirigido ao Presidente do Tribunal ao qual couber o conhecimento do respectivo recurso cabível contra a decisão a que se visa sustar. Esse instituto processual é caracterizado por controvérsias na definição doutrinária de sua natureza jurídica e na falta de rigor técnico tanto na legislação, quanto no uso desse incidente dos Tribunais. Por meio da revisão bibliográfica e da análise de julgados sobre a matéria, foi constatado que tais falhas incorrerem na inconstitucionalidade desse instituto.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2018.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons