Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21995
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LucasBarbosaDeAraujo_tcc.pdf1,49 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Indústria de música gravada, streaming e value gap : o desbalanceamento dos sistemas de arrecadação e distribuição de rendimentos de direito autoral
Outros títulos: Recording music industry, streaming and value gap : compensation structures imbalance across collection and distribution of royalties in Brazil and United States of America
Autor(es): Araújo, Lucas Barbosa de
Orientador(es): Costa Neto, João
Assunto: Direitos autorais - música
Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD)
Data de apresentação: 24-Nov-2018
Data de publicação: 13-Mai-2019
Referência: ARAÚJO, Lucas Barbosa de. Indústria de música gravada, streaming e value gap: o desbalanceamento dos sistemas de arrecadação e distribuição de rendimentos de direito autoral. 2018. 112 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar, em perspectiva de direito comparado, as principais características dos arcabouços normativos e regulatórios dos Estados Unidos da América e do Brasil no que diz respeito aos sistemas de licenciamento de direitos e de arrecadação e distribuição de rendimentos provenientes do streaming, firmando detida atenção ao fenômeno denominado Value Gap, que corresponde à verificação de descompasso entre o grande volume de música consumido e a percepção de baixa remuneração por detentores de direitos autorais à ponta das cadeias de distribuição. A primeira parte do trabalho descreve o percurso da indústria de música gravada à era da digitalização desde a disseminação das tecnologias de compartilhamento ponto a ponto (peer to peer) até a consolidação e viabilização dos modelos de negócio amparados na tecnologia do streaming. Em seguida, são esmiuçados os sistemas brasileiro e estadunidense de licenciamento de direitos e de arrecadação e distribuição de rendimentos de direito autoral especificamente em relação às plataformas de streaming. Ao final, a partir da análise de recentes esforços legislativos deflagrados nos Estados Unidos da América e na Europa, apresentaremos possíveis soluções legislativas para endereçar o fenômeno do Value Gap no Brasil de forma a incentivar a negociação direta de direitos autorais relativos ao streaming.
Abstract: This comparative law study aims to analyse the main aspects of brazillian and american normative framework regarding copyright’s collection and distribution systems related to streaming services, focusing on the phenomenon named Value Gap, which describes the mismatch between large share of music consumption on digital platforms and the revenue returned to the music copyright owners specially musicians, composers and producers. For that the first part will address digitalisation, peer-2-peer (P2P) file sharing technology and the consolidation of streaming services as the main business models in the recording music industry music. Then brazilian and american royalty collection and distribution systems will be comparatively gathered. Finally, recent legislative proposals in the United States and Europe will be review so that there will be presented legislative solutions to address the Value Gap in the brazillian's copyright system.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2018.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons