Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21967
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_FranciscoRobertoTabozaSignori_tcc.pdf5,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Proposta de gestão de resíduos da construção civil para o Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília
Autor(es): Signori, Francisco Roberto Taboza
Orientador(es): Pereira, Cláudio Henrique de Almeida Feitosa
Assunto: Resíduos sólidos
Gestão ambiental
Data de apresentação: 7-Dez-2018
Data de publicação: 7-Mai-2019
Referência: SIGNORI, Francisco Roberto Taboza. Proposta de gestão de resíduos da construção civil para o Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília. 2018. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O construbusiness intensifica os impactos negativos no meio ambiente através da disposição inadequada de resíduos da construção civil - RCC, que representam parte relevante do total de resíduos sólidos produzidos nas grandes cidades. Com isso, surge a necessidade da proposição da gestão ambiental destes materiais a partir da definição de política, planejamento e gerenciamento ambiental. Este projeto teve como objetivo geral propor a gestão adequada de RCC de Classe A – de acordo com a Resolução CONAMA 307/2002 - para o Departamento de Engenharia Civil e Ambiental – ENC localizado na Faculdade de Tecnologia – FT da Universidade de Brasília – UnB. Para isso, identificou- se como geradores de RCC o Laboratório de Estruturas – LABEST, Laboratório de Geotecnia e Laboratório de Ensaio de Materiais – LEM. O entendimento dos fluxos de resíduos foi realizado a partir de consulta e visitação técnica. Como resultados, obteu-se que LABEST gera resíduos de pequenas dimensões na montagem dos ensaios (resíduos frescos) e resíduos de grandes dimensões (resíduos endurecidos) no descarte de peças ensaiadas. Estes resíduos são acondicionados na parte interna do laboratório para posterior transporte até a destinação final. O Laboratório de Geotecnia gera em sua maioria solos e realiza o acondicionamento final numa baia de concreto localizada na parte externa do prédio SG-12. O LEM utiliza materiais como blocos cerâmicos, agregados, concreto e argamassa e acondiciona estes resíduos na mesma baia externa utilizada pelo Laboratório de Geotecnia. Todos os laboratórios geram resíduos de Classe B, como plásticos e papéis. Os laboratórios não realizam a triagem de resíduos e seus destinos finais são o aterro controlado do Jóquei e Áreas de Transbordo e Triagem de Resíduos - ATTR. A partir destas informações foi elaborado um plano de gerenciamento de RCC para cada laboratório, contendo as etapas de planejamento, mobilização, implementação e monitoramento, priorizando o aproveitamento de resíduos dentro da própria UnB. Por fim, foram elaboradas diretrizes gerais para a implementação do plano, contendo fluxograma e cronograma para o estabelecimento de cada etapa proposta.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons