Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21957
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LuisaJuliaoBonfa.pdf267,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O desperdício de frutas, verduras e legumes em supermercados
Autor(es): Bonfá, Luisa Julião
Orientador(es): Watanabe, Eluiza Alberto de Morais
Assunto: Desperdício de alimentos
Supermercados
Data de apresentação: 6-Dez-2017
Data de publicação: 7-Mai-2019
Referência: BONFÁ, Luisa Julião. O desperdício de frutas, verduras e legumes em supermercados. 2017. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: São desperdiçados, por ano, no mundo, 1,6 milhão de tonelada de alimentos em que a grande maioria ainda está própria para consumo (FAO, 2014). Esse desperdício está distribuído ao longo da cadeia de suprimentos, desde a colheita até o consumidor final e, entre eles, estão os supermercados. Os supermercados são grandes geradores de lixo, em um estudo feito na Suécia, foi identificado um desperdício de 23 toneladas em menos de um ano em um supermercado (BRANCOLI; ROUSTA; BOLTON, 2016). Para isso, um roteiro de entrevista foi elaborado com base nos estudos encontrados sobre o tema. Foram realizadas entrevistas com 7 de supermercados do Distrito Federal, cada um pertencente a uma rede. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, sendo que 3 categorias foram escolhidas a priori: principais fatores que contribuem para o desperdício, principais ações realizadas para evita-lo bem como suas consequências. Os resultados mostraram que há uma porcentagem de desperdício sobre o faturamento de 4% a 10%, dependendo do supermercado. Foram, então, levantados os principais fatores, como clima e falta de previsão de demanda, que contribuem para essa alta porcentagem. Além disso, as principais ações realizadas pelas empresas após o alimento ser considerado impróprio para a venda são doações ou lixo. Também foram identificadas as principais consequências do desperdício, tanto para a empresa como para a sociedade e o meio ambiente e percebeu-se que há uma grande preocupação com o lucro da empresa e também para com o ambiente, principalmente devido à poluição e utilização de recursos naturais. O estudo, então, analisou um tema de extrema importância, mas que ainda não é muito explorado pela academia, principalmente na área de administração. Além disso, também entrou em contato com grandes geradores de lixo para entender sua realidade e como eles lidam com esse problema diariamente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons