Resumo: | São desperdiçados, por ano, no mundo, 1,6 milhão de tonelada de alimentos em que
a grande maioria ainda está própria para consumo (FAO, 2014). Esse desperdício
está distribuído ao longo da cadeia de suprimentos, desde a colheita até o
consumidor final e, entre eles, estão os supermercados. Os supermercados são
grandes geradores de lixo, em um estudo feito na Suécia, foi identificado um
desperdício de 23 toneladas em menos de um ano em um supermercado
(BRANCOLI; ROUSTA; BOLTON, 2016). Para isso, um roteiro de entrevista foi
elaborado com base nos estudos encontrados sobre o tema. Foram realizadas
entrevistas com 7 de supermercados do Distrito Federal, cada um pertencente a
uma rede. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, sendo que
3 categorias foram escolhidas a priori: principais fatores que contribuem para o
desperdício, principais ações realizadas para evita-lo bem como suas
consequências. Os resultados mostraram que há uma porcentagem de desperdício
sobre o faturamento de 4% a 10%, dependendo do supermercado. Foram, então,
levantados os principais fatores, como clima e falta de previsão de demanda, que
contribuem para essa alta porcentagem. Além disso, as principais ações realizadas
pelas empresas após o alimento ser considerado impróprio para a venda são
doações ou lixo. Também foram identificadas as principais consequências do
desperdício, tanto para a empresa como para a sociedade e o meio ambiente e
percebeu-se que há uma grande preocupação com o lucro da empresa e também
para com o ambiente, principalmente devido à poluição e utilização de recursos
naturais. O estudo, então, analisou um tema de extrema importância, mas que ainda
não é muito explorado pela academia, principalmente na área de administração.
Além disso, também entrou em contato com grandes geradores de lixo para
entender sua realidade e como eles lidam com esse problema diariamente. |