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Título: Análise dos efeitos da aula de metodologia do atletismo : modificações das capacidades motoras em estudantes da Universidade de Brasília – UnB
Autor(es): Batista, André Lucas
Silva, Rudson Barreto do Nascimento
Orientador(es): Russomanno, Tiago Guedes
Assunto: Aptidão física
Atletismo
Atividade física
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 29-Abr-2019
Referência: BATISTA, André Lucas. Análise dos efeitos da aula de metodologia do atletismo: modificações das capacidades motoras em estudantes da Universidade de Brasília – UnB. 2017. 31 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este estudo tem como objetivo verificar se há modificações das capacidades motoras após intervenção da aula de metodologia do atletismo, com duração de 16 semanas, realizadas duas vezes por semana durante o segundo semestre de 2017 em estudantes da Universidade de Brasília - Unb. A amostra foi composta por 44 alunos da disciplina, sendo 27 homens [idade=21,41±2,34anos, Peso=75,14kg±11,70kg, Altura=174,46cm±5,91cm, IMC=24,66 kg/m2±3,37kg/m2] e 17 mulheres [idade=22,29±5,70anos, Peso=58,18kg±6,75kg, Altura=162,10cm±6,31cm, IMC=22,15 kg/m2±2,43 kg/m2. Foram realizados quatro testes: corrida de 50 metros, salto horizontal, salto vertical e arremesso de medicineball. Foi mensurado massa e estatura. Foram aplicados dois questionários: questionário internacional de atividade física (IPAQ) e questionário de prontidão para atividade física (PAR-Q). A intervenção gerou melhoria nos resultados do teste de corrida de 50 metros (pré: 6,13m/s±0,62m/s; pós: 6,77m/s±0,60m/s) e salto vertical (pré: 39,46cm±10,15cm; pós: 45,37cm±11,08cm). Houve queda no salto horizontal (pré: 1,82m±0,24m; pós: 1,77m±0,28m) e arremesso medicine ball (pré: 4,21m±0,56m; pós: 4,04m±0,50m). O IMC apresentou variação (pré: 23,04kg/m2±2,64kg/m2; pós: 23,28kg/m2±2,90kg/m2). O estudo mostrou que a intervenção promoveu manutenção do desempenho.
Abstract: This study aims to verify if there are motor skills changes in students of the University of Brasília – Unb, after intervention during track and field courses that last for 16 weeks, performed twice a week during the second semester of 2017. The sample consisted of 44 students, 27 males (age=21.41±2.34 years, weight=75.14 kg±11.70 kg, height=174.46 cm±5.91cm, BMI=24.66 kg/m2±3.37 kg/m2] and 17 women [age=22.29±5.70 years, Weight=58.18kg±6.75kg, Height=162.10cm±6.31cm, BMI=22.15kg/m2±2.43kg/m2. There were applied four tests: 50 meters run, horizontal jump, vertical jump and medicine ball put. weight and height were measured. Two questionnaires were applied: the international physical activity questionnaire (IPAQ) and the physical activity readiness questionnaire (PAR-Q). The intervention generated improvement in the results of the 50 meters run test (pre: 6,13m/s±0,62m/s, post: 6,77m/s±0,60m/s) and vertical jump (pre: 46cm±10,15cm, post: 45.37cm±11.08cm). There was a decrease in horizontal jump (pre: 1.82m±0.24m, post: 1.77m±0.28m) and medicine ball put (pre: 4.21m±0.56m, post: 4.04m±0.50m). The BMI presented variation (pre: 23.04kg/m2±2.64kg/m2, post: 23.28kg/m2±2.90kg/m2). The study showed that the intervention promoted performance maintenance.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017
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