Título: | Ambientes temáticos : a influência da tematização no comportamento e na experiência do consumidor |
Outros títulos: | Themed environments : the influence of thematization on consumer behavior and experience |
Autor(es): | Vasconcellos, Isabela Borges de |
Orientador(es): | Abreu, Maria Fernanda Dangelo Valentim |
Assunto: | Comportamento do consumidor Marketing focado em experiências do consumidor |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 29-Abr-2019 |
Referência: | VASCONCELLOS, Isabela Borges de. Ambientes temáticos: a influência da tematização no comportamento e na experiência do consumidor. 2018. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Com o nível de exigência dos consumidores aumentando cada vez mais, uma das formas mais
interessantes de diferenciação de marca é através das experiências que ela proporciona. Mais
especificamente, a marca capaz de criar experiências sensoriais e conexão emocional com o
consumidor está um passo a frente das demais e os pontos de venda são grandes
possibilitadores desse tipo de experiência. A pesquisa em questão analisou especificamente a
percepção dos consumidores de ambientes de compra temáticos, a fim de verificar se e como
os diferentes estímulos proporcionados pela tematização de um ambiente de compra
influenciam no comportamento do consumidor e na sua experiência. Em linhas gerais é
possível afirmar, dentre outras coisas, que os ambientes temáticos são mais valorizados pelo
consumidor em relação aos locais de compra comuns e, ao estimulá-lo sensorialmente, a
tematização é capaz de influenciar na sua decisão ou desejo de compra. |
Abstract: | With the ever increasing level of consumer demand, one of the most interesting forms of
brand differentiation is through the experiences it provides. More specifically, the brand
capable of creating sensory experiences and emotional connection with the consumer, is one
step ahead of the others and the selling points are great enablers of this type of experience.
This research analyzed specifically the perception of thematic environments consumers in
order to verify if and how the different stimuli provided by the thematization of a buying
environment influence consumer behavior and experience. In general terms it is possible to
affirm, among other things, that the themed environments are more valorized by the consumer
than the common places of purchase and, by the sensory stimulation, the thematization is able
to influence the consumer’s decision or desire to buy. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propaganda, 2018. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Publicidade e Propaganda
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