Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2190
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariadeLourdesdeAraujo.pdf497,26 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRamos, Patrícia C. Campos-
dc.contributor.authorAraujo, Maria de Lourdes de-
dc.identifier.citationARAUJO, Maria de Lourdes de. Formação inicial e continuada para a inclusão pelo docente da educação profissional. 2011. 66 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)-Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractA presente monografia teve como principal objetivo estimular uma reflexão sobre a importância da formação inicial e continuada para a inclusão escolar, na construção do papel de docente da educação profissional técnica, como agente de inclusão e transformação social. Nesse sentido buscou-se analisar algumas características e os principais aspectos de fundamentação legal, por ora vigentes, do mundo produtivo e da educação técnica brasileira, relativos ao exercício de uma atividade laboral para pessoas com deficiências e a formação de professores dessa modalidade de educação. De igual modo buscou-se, ainda, por meio do uso de dois instrumentos: Caracterização dos participantes e Avaliação do encontro e de uma sessão de psicodrama com o tema: Como trabalhar com PNEE na educação profissional técnica de nível médio na área da saúde, realizar pesquisa qualitativa e releitura das informações obtidas no grupo pesquisado, dez profissionais da área da saúde e professores da educação profissional técnica, sobre a necessidade da institucionalização, no país, de políticas públicas para a formação continuada desses profissionais, contemplando nesse itinerário a capacitação para a inclusão escolar, enquanto meio e forma de suporte para a construção de uma nova prática pedagógica nesse contexto e, principalmente, a construção de uma identidade profissional dessa categoria de trabalhador onde a pessoa com necessidades educacionais especiais, possa ser educada dentro de sua própria perspectiva de construção, também, de uma identidade profissional.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.subject.keywordPessoas com deficiência - empregoen
dc.subject.keywordEducação técnicaen
dc.subject.keywordInclusão escolaren
dc.titleFormação inicial e continuada para a inclusão pelo docente da educação profissionalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-12-02T13:27:43Z-
dc.date.available2011-12-02T13:27:43Z-
dc.date.issued2011-12-02T13:27:43Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2190-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2190pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons