Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ramos, Patrícia C. Campos | - |
dc.contributor.author | Araujo, Maria de Lourdes de | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Maria de Lourdes de. Formação inicial e continuada para a inclusão pelo docente da educação profissional. 2011. 66 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | A presente monografia teve como principal objetivo estimular uma reflexão sobre a importância da formação inicial e continuada para a inclusão escolar, na construção do papel de docente da educação profissional técnica, como agente de inclusão e transformação social. Nesse sentido buscou-se analisar algumas características e os principais aspectos de fundamentação legal, por ora vigentes, do mundo produtivo e da educação técnica brasileira, relativos ao exercício de uma atividade laboral para pessoas com deficiências e a formação de professores dessa modalidade de educação. De igual modo buscou-se, ainda, por meio do uso de dois instrumentos: Caracterização dos participantes e Avaliação do encontro e de uma sessão de psicodrama com o tema: Como trabalhar com PNEE na educação profissional técnica de nível médio na área da saúde, realizar pesquisa qualitativa e releitura das informações obtidas no grupo pesquisado, dez profissionais da área da saúde e professores da educação profissional técnica, sobre a necessidade da institucionalização, no país, de políticas públicas para a formação continuada desses profissionais, contemplando nesse itinerário a capacitação para a inclusão escolar, enquanto meio e forma de suporte para a construção de uma nova prática pedagógica nesse contexto e, principalmente, a construção de uma identidade profissional dessa categoria de trabalhador onde a pessoa com necessidades educacionais especiais, possa ser educada dentro de sua própria perspectiva de construção, também, de uma identidade profissional. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Professores - formação | en |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência - emprego | en |
dc.subject.keyword | Educação técnica | en |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | en |
dc.title | Formação inicial e continuada para a inclusão pelo docente da educação profissional | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2011-12-02T13:27:43Z | - |
dc.date.available | 2011-12-02T13:27:43Z | - |
dc.date.issued | 2011-12-02T13:27:43Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-16 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2190 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2190 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|