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Título: Caracterização do nível de atividade física de profissionais de educação física atuantes em academias e escolas do Distrito Federal
Autor(es): Silva, Ariana Raquel Villacorta
Lima, Karla Letícia Catalão
Orientador(es): Mezzarene, Rinaldo André
Coorientador(es): Mesquita, Paula Ribeiro
Assunto: Professores de educação física
Atividade física
Data de apresentação: Dez-2017
Data de publicação: 25-Abr-2019
Referência: SILVA, Ariana Raquel Villacorta; LIMA, Karla Letícia Catalão. Caracterização do nível de atividade física de profissionais de educação física atuantes em academias e escolas do Distrito Federal. 2017. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Os professores de Educação Física dedicam-se à promoção da saúde e à capacitação da melhora da qualidade de vida, dispondo de consciência sobre a importância da prática regular de atividade física. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo verificar o nível de atividade física (NAF) de profissionais de educação física, comparando professores atuantes em academias e escolas do Distrito Federal. A amostra foi composta por 100 voluntários, sendo 50 professores (36,06 ± 7,72) atuantes em escolas e 50 professores (30,90 ±5,33) atuantes em academias. Para avaliação do NAF foi utilizado o Questionário Internacional de Atividade Física - IPAQ versão longa, que tem como base o engajamento do indivíduo em atividades dispendidas por semana, englobando caminhada e atividades de intensidade moderada e vigorosa. Seguindo as recomendações do IPAQ os voluntários foram classificados em ativos (AT – aqueles que cumpriam as recomendações mínimas de atividade física para a saúde) e insuficientemente ativos (IA – aqueles que não as cumpriam). Os resultados foram analisados através da comparação entre grupos, utilizando o tipo de trabalho como fator, e entre os profissionais, utilizando sexo como fator, por meio do teste de Mann-Whitney ao nível de p  0,05. Observou-se que os grupos obtiveram classificações semelhantes referentes ao NAF. Em sua maioria, os profissionais foram considerados ativos, sendo 80% dos atuantes em escola e 90% dos atuantes em academias. Quando comparados em grupos houve diferença significativa para a idade e para as atividades como meio de deslocamento, enquanto que nas comparações entre gêneros houve diferença significativa na idade para ambos os sexos e nas atividades de trabalho e deslocamento para os homens. A partir dos resultados encontrados, conclui-se que os profissionais de Educação Física do DF possuem elevados níveis de atividade física e, embora ambos os grupos tenham a tendência a realizar frequentemente atividade física, os profissionais atuantes em academia apresentaram uma rotina na qual é verificado um maior nível de atividade do que os profissionais atuantes em escola.
Abstract: Physical Education teachers dedicate themselves to health promotion and improvement of the quality of life, being aware about the importance of the normal practice of physical activity. In this sense, the present study aimed to verify the physical activity level (PAL) of physical education professionals, comparing teachers working in academies and schools in the Federal District. The sample consisted of 100 volunteers, with 50 teachers (36.06 ± 7.72) attending schools and 50 teachers (30.90 ± 5.33) attending academies. The long version of the International Physical Activity Questionnaire - IPAQ was used to evaluate the PAL, based on the individual's weekly engagement in activities, including walking and activities of moderate and vigorous intensity. Following the advice of the IPAQ the volunteers were classified in active acts (IA - those that do not like compliments). The results were analyzed by comparing groups, using the type of work as a factor, and among the professionals, using sex as a factor, was employed or Mann-Whitney test at the level of 0.05. It was observed that the groups obtained the reference network in NAF, most of them professionals and creatives, 80% of whom are in school and 90% of those in academies. When compared in groups, there was a significant difference in age and in activities as a means of displacement, while in gender there was a significant difference in age for both sexes and in work and displacement activities for men. From the results found, it is concluded that Physical Education professionals have high levels of physical activity and, although both groups have a tendency to perform physical activity frequently, the professionals working in the gym presented a routine in a greater level of activity than the professionals working in schools.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017
Aparece na Coleção:Educação Física



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